Pessoas com doenças graves poderão sacar dinheiro do PIS-PASEP — Rádio Senado

Pessoas com doenças graves poderão sacar dinheiro do PIS-PASEP

LOC: PESSOAS COM DOENÇAS GRAVES PODERÃO SACAR O DINHEIRO DEPOSITADO NA CONTA DO PIS-PASEP. É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI ANALISADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS.

LOC: HOJE, A POSSIBILIDADE DE SAQUE SÓ É AUTORIZADA PARA PACIENTES COM CÂNCER OU AIDS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O PIS-PASEP, criado em 1975, é um fundo constituído com os recursos do Programa de Integração Social - PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP. Constitui um patrimônio que pertence apenas aos trabalhadores cadastrados no sistema até outubro de 1988. E para a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, a possibilidade de saque para pessoas com outras doenças graves, além de câncer ou AIDS, não vai prejudicar os inscritos no programa.
(VANESSA): a inclusão da doença grave dentre as hipóteses que dão direito ao saque dos recursos acumulados na conta individual é favorável aos trabalhadores e não trará qualquer ônus importante ao Fundo PIS-PASEP, razão pela qual deve ser apoiada.
(REPÓRTER): Mas Vanessa Grazziotin, que é relatora da proposta que altera as regras do PIS-PASEP, pediu que primeiro a proposição seja alterada de Projeto de Lei Complementar para Projeto de Lei Ordinária. Com essa mudança, que deverá ser feita pela mesa do Senado, a proposta poderá ser votada apenas em comissões, sem a necessidade da análise do plenário. O PIS-PASEP ajuda no custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do abono salarial e de programas de desenvolvimento econômico a cargo do BNDES. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DEVE VOLTAR A SE REUNIR NESTA QUARTA-FEIRA PARA VOTAR TRÊS PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS EXTERNOS. LOC: UM PARA O ESPÍRITO SANTO, NO VALOR DE 175 MILHÕES DE DÓLARES PARA A MELHORIA DO SISTEMA RODOVIÁRIO, OUTRO DE 107 MILHÕES DE DÓLARES PARA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO SETOR ÁGUA, INTERÁGUAS, E UM TERCEIRO PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, NO VALOR DE 100 MILHÕES DE EUROS, PARA A DESPOLUIÇÃO DA BAICA DO RIO PARAOPEBA. LOC: E NA QUINTA-FEIRA, A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA EM CONJUNTO COM A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DEVE DEBATER, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, O PROJETO QUE MUDA AS REGRAS DA CFEM (CÊFEM) - A COMPENSAÇÃO FINANCEIRA SOBRE A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS.
04/10/2011, 01h53 - ATUALIZADO EM 04/10/2011, 01h53
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00