Haddad diz que Pronatec pode melhorar qualidade do ensino médio — Rádio Senado

Haddad diz que Pronatec pode melhorar qualidade do ensino médio

LOC: O PRONATEC PODE SER A FORMA MAIS RÁPIDA DE AUMENTAR A QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO. A AFIRMAÇÃO É DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO FERNANDO HADDAD.

LOC: ELE FALOU SOBRE AS MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE, SOBRE OS RESULTADOS DO ENEM DE 2010, NESTA TERÇA-FEIRA. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.
 
O ministro da educação Fernando Haddad reconheceu que o ensino médio obriga a decoreba e é pouco atraente para os jovens. Ele explicou que os especialistas do ministério querem deixar os jovens mais tempo na escola, reduzir o numero de disciplinas e privilegiar habilidades como a capacidade de raciocínio ao invés de estimular os estudantes a decorarem os conteúdos para o vestibular. Uma das mudanças é o programa que modifica o ensino profissionalizante o Pronatec. O ministro lembrou que o projeto aguarda votação no senado e é uma das armas que o MEC conta para melhorar a qualidade da escola secundária.
(FERNANDO HADDAD) O MEC esta preparado pra executar o Pronatec, basta a lei entrar em vigor. o ensino médio de tempo integral por meio do Pronatec é essencial pra que o ensino médio avance no país.
(REPÓRTER) Já a presidente do Conselho de Secretários Estaduais de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou que o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, não pode ser visto como a única forma de avaliar a qualidade do ensino, uma vez que a participação no exame é voluntária e o numero de inscritos varia de escola para escola, sejam elas públicas ou particulares. Segundo Maria Nilene, apesar de ser optativa, a participação do Enem já apresenta reflexos nas universidades públicas, com a presença maior de alunos que estudaram na rede publica de ensino. O senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina e vice presidente da comissão, acredita que o debate ajudou a esclarecer o papel da prova na medição da qualidade da escola.
(PAULO BAUER) Não podemos usar o Enem como instrumento principal ou ultimo como instrumento de avaliação do ensino médio no país. O Enem é um exame importante porque permite que alunos entrem na universidade, podem pedir financiamento dos estudos no ensino universitário, mas não é o principal instrumento de avaliação, ele é apenas mais um instrumento.
(REPÓRTER) A edição 2011 do Enem está marcada para os dias 22 e 23 de outubro e, segundo dados do MEC, mais de 5 milhões de estudantes vão fazer a prova. O site do INEP, responsável pela prova, já tem disponível os endereços e as fichas de inscrição dos candidatos, que podem ser impressos direto do site. A medida foi tomada para evitar prejuízos aos alunos por causa da greve dos correios.
04/10/2011, 02h31 - ATUALIZADO EM 04/10/2011, 02h31
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00