Ministro Haddad vem ao Senado para discutir resultado do Enem — Rádio Senado

Ministro Haddad vem ao Senado para discutir resultado do Enem

LOC: O MINISTRO DA EDUCAÇÃO FERNANDO HADDAD VEM AO SENADO NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA.
 
LOC: ELE VAI DISCUTIR O RESULTADO DO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO COM OS SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS.
 
O objetivo da audiência pública da Comissão de Educação com o ministro Fernando Haddad é discutir os rumos do Ensino Médio na rede pública e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2010. Um dos autores do requerimento, o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, e vice presidente da comissão, acredita que o Congresso Nacional pode contribuir para aperfeiçoar o Enem.
(PAULO BAUER) Eu acho que o debate com o ministro vai ser muito produtivo e vai permitir que possamos oferecer sugestões ao ministro e também solicitar do MEC algumas alterações que se fazem necessárias.
(REPÓRTER) Para o senador catarinense, que já foi secretário estadual de educação, um dos problemas que precisam ser corrigidos no exame é a manipulação que ocorre nas escolas, que só incentivam a inscrição dos melhores alunos na avaliação. A manobra, segundo Paulo Bauer, eleva a nota das instituições mas não corrige os problemas da qualidade de ensino. A nota do Enem é utilizada como critério de classificação para o Programa Universidade Para Todos, que oferece bolsas de estudo na rede privada de ensino superior e para o Sisu, sistema de seleção unificada, programa que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior espalhadas por todo o país. Além do ministro Fernando Haddad, a presidente do conselho dos secretários estaduais de educação, Maria Nilene Badeca da Costa também foi convidada para a audiência pública.
03/10/2011, 01h40 - ATUALIZADO EM 03/10/2011, 01h40
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00