Investimentos na FAB devem ser vistos como prioridade, diz ministro — Rádio Senado

Investimentos na FAB devem ser vistos como prioridade, diz ministro

LOC: O MINISTRO DA DEFESA, CELSO AMORIM, DISSE AOS SENADORES, NESTA QUINTA-FEIRA, QUE OS INVESTIMENTOS NAS FORÇAS ARMADAS DEVEM SER CONSIDERADOS PRIORIDADE DO GOVERNO. 

LOC: CELSO AMORIM TAMBÉM FALOU SOBRE A GRADUAL RETIRADA DE TROPAS BRASILEIRAS DO HAITI, DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO ¿ QUE INICIOU NOVO CICLO DE PALESTRAS SOBRE OS RUMOS DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. A REPORTAGEM É DE NARA FERREIRA.

Celso Amorim ressaltou que a defesa nacional deve ser uma prioridade, considerando o crescente papel do Brasil no cenário mundial, as enormes fronteiras do país e a cobiça internacional. (Amorim) Embora o Brasil seja um país pacífico, que busca a paz, como reza nossa constituição, temos riquezas, recursos naturais, capacidade de produzir alimentos, água potável, até urânio temos a sexta reserva mundial do urânio, o petróleo agora do pré-sal aumentado exponencialmente, Amazônia, nossa base tecnológica, tudo isso tem que ser protegido. (REP) Para Celso Amorim o orçamento do Brasil com a defesa, de menos de um e meio por cento do Produto Interno Bruto, é menor do que a média mundial, de 2,5 por cento. Ele disse que os projetos para reaparelhar as forças armadas devem buscar o fortalecimento da indústria nacional. E citou como importantes o programa de submarino nuclear da Marinha brasileira, cujos navios tem média de idade entre 35 e 50 anos; a aquisição de duas mil unidades do blindado Guarani em 20 anos, com patente brasileira; e a compra dos 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira. Ele informou ainda que o Brasil mantem hoje um contingente de dois mil e duzentos militares no Haiti e que a redução deve começar até março, com a retirada de 250 soldados, inicialmente. (AMORIM 07¿) O principio é esse não devemos nos eternizar, mas não podemos sair de forma irresponsável. (REP) O presidente da comissão, Fernando Collor, do PTB de Alagoas, afirmou que a defesa nacional deve ser encarada como prioridade (COLLOR) Tudo isso envolve recursos e os recursos são escassos, essa crise que se abate no planeta tem sua consequência também no Brasil....se governar é estabelecer prioridades acho que essa é uma prioridade um, a questão da defesa. (REP) Collor agradeceu o empenho das Forças Armadas e da diplomacia brasileira para que a conferência RIO+20, prevista para junho do ano que vem, seja tão bem sucedida quanto a Rio 92. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES TAMBÉM APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A INDICAÇÃO DO EMBAIXADOR JOSÉ LUIZ MACHADO E COSTA PARA COMANDAR A EMBAIXADA DO BRASIL NO HAITI. A INDICAÇÃO SEGUE AGORA PARA O PLENÁRIO DO SENADO.
29/09/2011, 01h46 - ATUALIZADO EM 29/09/2011, 01h46
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00