Senado homenageia os 218 anos de uma das maiores manifestações católicas — Rádio Senado

Senado homenageia os 218 anos de uma das maiores manifestações católicas

LOC: O SENADO HOMENAGEOU OS 218 ANOS DO CÍRIO DE NAZARÉ, UMA DAS MAIORES MANIFESTAÇÕES CATÓLICAS DO BRASIL.
 
LOC: A CADA ANO MILHARES DE PESSOAS TOMAM AS RUAS DE BELÉM EM DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, A PADROEIRA DO ESTADO. ESTE ANO A FESTA ACONTECE NO DIA NOVE DE OUTUBRO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
Desde 1793, e sempre no segundo domingo de outubro, os paraenses ocupam as ruas de Belém, para pedir benção, agradecer os milagres ou venerar a Virgem de Nazaré. A procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta durante 15 dias. São quase quatro quilômetros de caminhada. E quando a noite chega, a cidade se ilumina em homenagem à Nossa Senhora, como fala a senadora Marinor Brito, do Psol do Pará.
(MARINOR) A cidade toda se enfeita e se ilumina para saudar a Virgem de Nazaré, é possível constatar que a Trasladação é uma verdadeira procissão à luz de velas levadas pelos devotos durante todo o percurso.Um dos momentos mais emocionantes da procissão ocorre durante a homenagem dos estivadores e arrumadores, que soltam fogos de artifício em honra à Virgem de Nazaré, num verdadeiro espetáculo de cores e luzes.
(REPÓRTER) Entre, fiéis, de acordo com o senador Mário Couto, do PSDB do Pará, muitos estão no cortejo para agradecer à Virgem por graças alcançadas.
(MÁRIO COUTO) O que me chama a atenção, o que me chama mais a atenção no Círio de Nazaré é o pagamento das promessas. Ela é muito bondosa, Ela atende a todos. São milhares e milhares e milhares de graças alcançadas, ô Mãe bondosa. É por isso, Mãe, que os paraenses e o Brasil te adoram.
(REPÓRTER) Os senadores Marta Suplicy e Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo e Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima também homenagearam o Círio de Nazaré.
28/09/2011, 05h05 - ATUALIZADO EM 28/09/2011, 05h05
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00