Senado discute como atender demanda de energia até 2020 — Rádio Senado

Senado discute como atender demanda de energia até 2020

LOC: O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL DEVE AUMENTAR 4,6% AO ANO ATÉ 2020.

LOC: E O SENADO DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA COMO O GOVERNO E AS EMPRESAS DO SETOR PLANEJAM INVESTIR PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO E SUPRIR ESSA DEMANDA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

Enquanto 81% da energia do mundo vem de combustíveis fósseis, no Brasil esse número é de 53%. E a ideia é que até 2020 as fontes renováveis - como etanol, biocombustíveis, energia eólica, solar e hidrelétrica - sejam predominantes na matriz energética brasileira. A meta está no plano decenal de energia do governo, debatido pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura do Senado. Quem detalhou o plano foi o representante do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho.
(ALTINO VENTURA FILHO) A prioridade da política energética é em busca das fontes competitivas, renováveis, em particular as fontes de biomassa, eólica e algumas fontes térmicas. O Brasil vai reduzir significativamente o uso de derivados de petróleo pra energia elétrica, aparece o gás natural, o carvão.
(REPÓRTER) Representantes de empresas do setor elétrico reclamaram da falta das usinas termelétricas - movidas a carvão e gás natural - no plano de expansão de energia. Edmundo Alfredo da Silva, da Associação Brasileira de Geradoras, reconheceu que o carvão mineral enfrenta restrições sócio-ambientais. Mas disse que o impacto ambiental é pequeno comparado com a importância das termelétricas para o setor.
(EDMUNDO ALFREDO DA SILVA) As queimadas são responsáveis por três quartos das emissões brasileiras de gases do efeito estufa. Não é o setor elétrico o responsável por essas emissões, então não é o setor elétrico quem tem que dar a maior contribuição. Então nós temos que tomar muito cuidado para que não aconteça a inibição de projetos importantíssimos para a segurança energética do sistema.
(REPÓRTER) O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, concordou que é preciso manter uma matriz diversificada para evitar apagões como o de 2001, quando os níveis de água das usinas hidrelétricas abaixaram.
(DELCÍDIO DO AMARAL) A vantagem da geração termelétrica é que ela responde agilmente, quando o sistema precisa. E ao mesmo tempo,em momentos onde a hidraulicidade é reduzida, a complementação térmica é absolutamente fundamental para otimizar o sistema. Então eu acho que nós partimos para uma matriz energética absolutamente renovável, uma referência no mundo, mas nós não podemos desconsiderar a geração termelétrica.
(REPÓRTER) O senador Delcídio do Amaral destacou que o gás natural pode assumir papel fundamental nas termelétricas, pois é menos poluente que o carvão mineral. As empresas geradoras cobram, no entanto, projeções mais claras para o gás, incluindo previsões de preços e de regiões de produção.
28/09/2011, 02h50 - ATUALIZADO EM 28/09/2011, 02h50
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00