Comissão debate criação de sistema de estatísticas sobre o setor — Rádio Senado

Comissão debate criação de sistema de estatísticas sobre o setor

LOC: INSTITUIÇÕES DE PESQUISA E POLÍCIA FEDERAL ESTÃO SE UNINDO PARA CRIAR SISTEMA DE ESTATÍSTICAS SOBRE O TURISMO BRASILEIRO.

LOC: O TEMA FOI DEBATIDO PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO NA COMEMORAÇÃO DA QUINTA SEMANA DE TURISMO. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS

Separar o que é turismo e o que é consumo de residentes em cada hotel, restaurante, parque temático é uma tarefa difícil. Mas, de acordo com representantes de órgãos públicos, senadores e empresários, é uma medida fundamental para que o Brasil tenha a noção do tamanho que essa atividade tem na economia. O nome desse sistema de informações é"conta satélite do turismo", um painel de dados que só dez países possuem hoje em dia. O primeiro a criá-lo foi o Canadá, no início da década de 90. O Brasil já tenta criar o seu há sete anos, mas alguns avanços nos últimos anos, especialmente com o apoio do Ministério do Turismo, deixaram o setor mais otimista. Um dos órgãos envolvidos, a FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, foi contratada para reunir essas informações. Um de seus pesquisadores, Wilson Rabahy, dá uma dimensão do problema e do que está sendo feito para solucioná-lo.
(WILSON RABAY) - Nem o IBGE tem essas informações. Então a gente tem que fazer por procedimentos indiretos. Provisoriamente, a FIPE fez um estudo preliminar, até para saber onde faltam informações, e dimensionou a importância do turismo, tem uma grandeza. Mas o IBGE não pode assumir isso porque precisa de informação oficial.
(REPÓRTER) - Além da FIPE e do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estão envolvidos nesse trabalho órgãos como o a Polícia Federal e o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, acredita que o trabalho conjunto, supervisionado pelo Ministério do Turismo, vai fazer com que o Brasil crie logo esse sistema.
(BENEDITO DE LYRA) - Infelizmente os órgãos de estatísticas do Brasil ainda não chegaram às evidências para que a gente possa ter realmente essa conta junto co outros países em que já existe, mas eu acredito que dentro de mais algum tempo haverá, sem dúvida alguma, porque o interesse agora está voltado para esse segmento.
(REPÓRTER) - Mesmo sem estatísticas oficiais, o setor acredita que o turismo brasileiro movimenta cerca de dois e meio por cento do PIB, o Produto Interno Bruto, e emprega quase seis milhões de trabalhadores.
27/09/2011, 07h53 - ATUALIZADO EM 27/09/2011, 07h53
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00