Medida Provisória que barateia preço de tablets é destaque no Senado — Rádio Senado

Medida Provisória que barateia preço de tablets é destaque no Senado

LOC: O SENADO APROVOU NESTA SEMANA MEDIDA PROVISÓRIA QUE BARATEIA TABLETS PRODUZIDOS NO BRASIL. OS DESTAQUES DO PLENÁRIO COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: A emepê inclui computadores de telas sensíveis ao toque, os chamados tablets, na lista de equipamentos de inclusão digital que contam com isenção de impostos caso sejam produzidos no Brasil. Sem a cobrança de PIS, Pasep e COFINS, a expectativa é que os preços caiam sensivelmente, como explicou o relator, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas.
(EDUARDO BRAGA) Quando estiver promulgada a lei e a insegurança jurídica sobre alguns temas esteja resolvida, isso fará com que haja nova redução. O tablet vai sair de 1.600 reais para algo como 1300, 1.350,00. Ou seja, vamos quase encostar no preço internacional. (REPÓRTER) A questão dos royalties do petróleo que será extraído da camada de pré-sal foi outro destaque da semana no Plenário. O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, explicou como estão as negociações.
(ROMERO JUCÁ) Provavelmente esse caminho não será de consenso. É difícil um consenso nessa matéria. Mas temos que procurar construir um projeto que tenha um mínimo de razoabilidade, que cada lado perca um pouco, é claro que é difícil que os estados confrontantes aceitem qualquer perda, mas nós estamos fazendo um esforço grande para construir uma alternativa que possa ser votada até o dia 5 de outubro no plenário do Senado.
(REPÓRTER) os senadores também aprovaram em Plenário as indicações de Laércio Antonio Vinhas como representante do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, na Áustria, e de Igor Kipman, embaixador do Brasil no Haiti, que agora vai comandar a embaixada na Suíça e no principado de Liechtenstein. O Plenário ainda aprovou acordo entre Brasil e Ucrânia que flexibiliza a exigência de visto de entrada entre os dois países. E o Plenário foi palco de uma série de homenagens. O dia do Economista, os 86 anos do Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo e os 150 da Igreja Presbiteriana do Brasil foram lembrados pelos senadores.
23/09/2011, 01h39 - ATUALIZADO EM 23/09/2011, 01h39
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00