Projeto pode ser discutido com mais profundidade na CRE — Rádio Senado

Projeto pode ser discutido com mais profundidade na CRE

LOC: AS INFORMAÇÕES ENVIADAS PELO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO ACESSO A DOCUMENTOS SIGILOSOS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA ALGUNS SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL.

LOC: POR CONTA DISSO A CRE DEVERÁ VOTAR UM PEDIDO PARA A VINDA DO MINISTRO JOSÉ ELITO CARVALHO SIQUEIRA. SAIBA MAIS NA REPORTAGEM DE NARA FERREIRA.

Mesmo com pedido de urgência para votação no plenário do Senado, o projeto de lei que fixa em 50 anos o prazo máximo para que documentos oficiais sigilosos sejam liberados, deverá ser discutido com mais profundidade na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. É o querem alguns senadores e o presidente da Comissão, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas. Na reunião desta quinta-feira, Collor leu resposta encaminhada pelo Gabinete de Segurança Institucional a um pedido de informações sobre a matéria. A resposta de página e meia foi considerada insuficiente por alguns senadores, como Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul.
(ANA AMÉLIA) pergunto se não seria necessário um novo requerimento para que essas perguntas que não foram devidamente respondidas venham a ser respondidas.
(REPÓRTER) Com as emendas da Câmara ao projeto do Executivo, a renovação do sigilo só poderia ser feita uma única vez, após 25 anos. Collor, que também é o relator, destaca que no texto original, assinado por nove ministros do governo Lula, não havia essa limitação.
(COLLOR) em que versão devemos acreditar mais, a proposta original do governo amplamente debatida durante dois anos, ou em emendas de toda ordem apressadamente apresentadas na câmara e que aqui chegam para de forma açodada para serem aprovadas sem aprofundamento da discussão?
(REPÓRTER) O senador Anibal Diniz, do PT do Acre, não concorda com os argumentos de Fernando Collor, e lembrou que a bancada do partido vai apresentar uma proposta alternativa ao relatório do presidente da CRE com o objetivo de manter as emendas da Câmara.
(ANIBAL) vamos debater o tempo que for necessário, mas vamos debatê-lo, não podemos ficar sem expressar a opinião desta casa, inclusive sobre o voto de vossa excelência e o voto em separado que temos que marcar a data para fazer a leitura.
(REPÓRTER) O pedido para audiência pública com o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional foi apresentado pelo senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro e vai ser votado na próxima quinta-feira.

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA OS NOMES DOS DIPLOMATAS GILBERTO FONSECA GUIMARÃES DE MOURA PARA A EMBAIXADA BRASILEIRA NA ESLOVÊNIA, E DE JOAQUIM AUGUSTO SALLES PARA A ILHA DE SANTA LÚCIA, NO CARIBE. AS INDICAÇÕES SEGUEM AGORA PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO.

LOC: TAMBÉM FOI APROVADO O ACORDO INTERNACIONAL QUE AUTORIZA O BRASIL A DOAR À FORÇA AÉREA DA BOLÍVIA QUATRO HELICÓPTEROS DE FABRICAÇÃO AMERICANA. SEGUNDO O GOVERNO BRASILEIRO, OS HELICÓPTEROS FORAM FABRICADOS HÁ VÁRIAS DÉCADAS E NÃO ATENDEM MAIS ÀS NECESSIDADES DA FAB.
22/09/2011, 01h40 - ATUALIZADO EM 22/09/2011, 01h40
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00