CCT aprova transformação do MEC em Ministério da Educação de Base — Rádio Senado

CCT aprova transformação do MEC em Ministério da Educação de Base

LOC: O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL PODERÁ PASSAR PARA O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. O MEC PASSARIA A SE CHAMAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE BASE. 

LOC: PROPOSTA NESTE SENTIDO, DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, FOI APROVADA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO. É O QUE INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

O projeto transfere as atribuições do Ministério da Educação relativas ao ensino superior para o Ministério da Ciência e Tecnologia. O senador Cristovam Buarque, autor da proposição, afirma que o trabalho do MEC abrange hoje todos os níveis de ensino, tanto básico quanto superior. Mas, concentra sua atenção e a maior parte dos recursos no ensino superior em relação ao conjunto da educação básica. Foi o que explicou o relator substituto, senador Aloísio Nunes, do PSDB de São Paulo.
(ALOÍSIO NUNES) A idéia é ao mesmo tempo simples e de grande alcance. Dada ao poder de pressão político econômico e social da educação universitária, o MEC tem concentrado suas atenções sobre o ensino universitário, ao passo que o que o ensino de base vem ficando relegado a uma atenção menos concentrada.
(REPÓRTER) Esse modelo de organização já é adotado por diversos países. Na Europa, Portugal, França e Reino Unido, mantêm estruturas administrativas separadas e hierarquicamente equivalentes para tratar da educação básica e superior. Na América do sul, a Venezuela já adotou a mesma estratégia. O senador Cristovam Buarque acredita que a separação pode beneficiar o ensino básico e também as universidades.
(CRISTOVAM) creio que é uma necessidade e outros países já mostraram que é um caminho bom, ter um ministro que se dedique a educação de base, e ciência e tecnologia acumular o ensino superior. essa é a proposta e creio que estamos dando uma grande contribuição para fazer as mudanças que a educação de base precisa no Brasil e para envolver as universidades no espírito da inovação.
(REPÓRTER) A proposta segue agora para a comissão de Educação, Cultura e Esporte e depois para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania de onde, se aprovada, vai para a Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário do Senado.
21/09/2011, 12h31 - ATUALIZADO EM 21/09/2011, 12h31
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00