CAS aprova projeto que flexibiliza contratações em empresas de segurança — Rádio Senado

CAS aprova projeto que flexibiliza contratações em empresas de segurança

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU, NESTA QUARTA-FEIRA, MUDANÇAS NAS REGRAS DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PELAS EMPRESAS QUE FAZEM A SEGURANÇA E O TRANSPORTE DE OBJETOS DE VALOR.

LOC: A IDEIA É QUE O CANDIDATO COM ANTECEDENTES CRIMINAIS SÓ NÃO PODERÁ SER CONTRATADO SE HOUVER CONDENAÇÃO DEFINITIVA DA JUSTIÇA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA.

Uma pessoa que se candidata a uma vaga para trabalhar numa empresa de segurança e transporte de valores, como joias e dinheiro, precisa apresentar uma certidão que comprove que não tem antecedentes criminais. Caso exista alguma ocorrência registrada na certidão, ela não poderá ser contratada. Mas se virar lei um projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, as empresas poderão admitir pessoas com antecedentes criminais, desde que não haja condenação definitiva pela Justiça. Segundo a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, o projeto protege os trabalhadores porque a expressão "antecedentes criminais" é muito ampla e pode dar margem a diferentes interpretações.
(ANA AMÉLIA) Assiste razão ao autor da proposta, quando alerta que a expressão "antecedentes criminais" pode abranger uma gama variada de situações a que o cidadão pode ter sido exposto, sem que ele, no entanto, seja um criminoso.
(REPÓRTER) Foram citadas algumas situações práticas: o registro de "antecedentes criminais" pode incluir um caso de atropelamento que não teve julgamento concluído; ou um processo de crime financeiro em que o nome de uma pessoa foi usado indevidamente por um estelionatário. O projeto que flexibiliza as contratações em empresas de segurança já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e terá voltar para a Câmara porque foi alterado pelos senadores.
21/09/2011, 01h05 - ATUALIZADO EM 21/09/2011, 01h05
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00