Governo divulga na ONU iniciativa de Humberto Costa: Academias da Saúde — Rádio Senado

Governo divulga na ONU iniciativa de Humberto Costa: Academias da Saúde

LOC: EM REUNIÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, GOVERNO BRASILEIRO DIVULGA AS ACADEMIAS DA SAÚDE DE INICIATIVA DO SENADOR HUMBERTO COSTA.

LOC: PARA REDUZIR A INCIDÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICAS, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DÃO AULA DE GRAÇA EM ESPAÇOS PÚBLICOS NAS CIDADES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN 

Na reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff apresentou o programa Academia da Saúde. Trata-se de espaços públicos onde a população pode participar de atividades físicas orientadas por um profissional. A iniciativa foi criada em 2001 pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que na época era secretário municipal de saúde do Recife. Hoje, o Ministério da Saúde está implementando unidades em todo o país para reduzir os casos de doenças crônicas, como pressão alta e diabetes. Humberto Costa ressaltou que o sedentarismo é uma das maiores causas desses males. Segundo ele, o custo médio de R$ 550 mil para a construção da Academia da Saúde, que inclui pista de corrida ou caminhada, além de quadras esportivas, campos de futebol e instalação de equipamentos de musculação, assim como espaço para outras atividades de lazer, é relativamente barato em comparação aos gastos para o tratamento dos pacientes hipertensos. A contratação de professores de educação física representa uma despesa mensal para a prefeitura de R$ 7 mil. Exatamente pelo baixo investimento e pelo alto retorno, Humberto Costa avalia que o programa está sendo copiado nos Estados Unidos.
(HUMBERTO) Inclusive nos EUA já há uma academia implantada piloto na Universidade de San Diego. Eles estão fazendo uma adaptação desse programa à realidade americana. Nos primeiros momentos, estamos tendo uma resposta de muito sucesso. REP: Humberto Costa ressaltou que a população participa das atividades gratuitas, disponíveis em vários horários.
(HUMBERTO) A participação é muito grande. Em Recife, na academia de Boa Viagem, em média participam em cada horário em torno de 50, 60 pessoas, mostrando que se trata de um projeto democrático. Temos participação mais expressiva de mulheres e de pessoas com idade mais avançada. Temos também jovens. 
(REPÓRTER) Humberto Costa afirmou que o Ministério da Saúde está realizando uma pesquisa para comprovar a melhora no estado geral dos participantes do programa.
19/09/2011, 01h42 - ATUALIZADO EM 19/09/2011, 01h42
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00