Senadores vão à Europa conhecer experiências de combate às drogas — Rádio Senado

Senadores vão à Europa conhecer experiências de combate às drogas

LOC: A SUBCOMISSÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS SOBRE DEPENDENTES QUÍMICOS DE ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS VAI A QUATRO PAÍSES DA EUROPA CONHECER SUAS EXPERIÊNCIAS NO COMBATE AO USO DE ENTORPECENTES.

LOC: A PROPOSTA É QUE AS MELHORES IDEIAS POSSAM SER USADAS NO BRASIL. LARISSA BORTONI. 

O presidente da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas, o senador Wellington Dias, do PT do Piauí, explicou que os países escolhidos - Suécia, Holanda, Inglaterra e Portugal - desenvolvem políticas de enfrentamento às drogas com bons resultados. Além disso, as estratégias em cada uma das quatro nações são diferentes. Enquanto a Suécia, por exemplo, tem uma postura considerada dura na relação com os usuários, a Holanda adota uma atitude mais liberal. Já, Portugal e Inglaterra, segundo Wellington Dias, tratam os usuários de maneira distinta à praticada no Brasil.
(WELLINGTON DIAS) A idéia é que o Brasil possa ao final dos trabalhos da comissão apresentar um texto que possa ser uma referência para uma conferência nacional. Nós estamos trabalhando com o governo federal, que vai nos acompanhar nessa viagem, no sentido de construir e oferecer ao Brasil uma proposta que leve em conta a experiência brasileira e possa considerar a experiência internacional.
(REPÓRTER) A conferência nacional para discutir a dependência química é uma proposta do senador Wellington Dias, para acontecer após o fim dos trabalhos da subcomissão, em novembro. E a viagem à Europa da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas está prevista para o final de outubro.
15/09/2011, 04h44 - ATUALIZADO EM 15/09/2011, 04h44
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00