Senado aprova nova Política Nacional de Mobilidade Urbana — Rádio Senado

Senado aprova nova Política Nacional de Mobilidade Urbana

LOC: O SENADO APROVOU UMA NOVA "POLÍTICA DE MOBILIDADE URBANA". O OBJETIVO É BUSCAR A MELHORA DO TRANSPORTE PÚBLICO NO PAÍS. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.

O relatório aprovado, do senador Arcir Gurgácz, do PDT de Rondônia, determina a adoção em todo o país, de uma nova "Política Nacional de Mobilidade Urbana", com medidas para melhorar o trânsito nas cidades brasileiras. Para reverter a atual situação de engarrafamentos e dificuldades de locomoção de pessoas e cargas nas cidades, o projeto determina investimentos em conjunto da União, Estados e municípios no setor. Também busca estimular o transporte coletivo, o uso de bicicletas e a acessibilidade dos pedestres. E prevê a unificação de tarifas e uma maior integração entre as estações e pontos de ônibus, metrôs, trens e veículos leves sobre trilhos, os VLTs. A proposta ainda cria regras para os reajustes de tarifas, as permissões para taxis e os direitos dos usuários. Durante o debate, o senador Valter Pinheiro, do PT da Bahia, afirmou que a proposta é importante para preparar o Brasil com vistas à Copa do Mundo de Futebol, mas a prioridade, segundo ele, deve ser o atendimento das necessidades de locomoção dos moradores.
(Pinheiro) Então, portanto pensar a mobilidade urbana na acessibilidade. Acho que este é o debate importante. Porque nós estamos focando hoje mobilidade urbana para atender exclusivamente uma linha de transporte que ligue o aeroporto ao estádio para atender a questão da Copa. Então, portanto, nós temos que pensar o que é que tem, o que é que fica e o que nós vamos fazer por estas cidades.
(Cardim) A proposta aprovada pela Comissão de Infraestrutura já foi analisada pelas comissões de Constituição e Justiça, de Assuntos Econômicos, de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e de Desenvolvimento Regional e Turismo. O texto segue para a sanção presidencial.
15/09/2011, 01h40 - ATUALIZADO EM 15/09/2011, 01h40
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00