Matéria sobre remédio emagrecedor será investigada — Rádio Senado

Matéria sobre remédio emagrecedor será investigada

LOC: A PUBLICAÇÃO DE UMA MATÉRIA JORNALÍSTICA SOBRE UMA SOLUÇÃO MILAGROSA PARA O EMAGRECIMENTO, HÁ DUAS SEMANAS, PROVOCOU UMA VERDADEIRA CORRIDA ÀS FARMÁCIAS.

LOC: MAS A AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA CONDENOU A REPORTAGEM E O USO INDEVIDO DO MEDICAMENTO VICTOZA. OS SENADORES AGORA QUEREM INVESTIGAR A MOTIVAÇÃO DA REPORTAGEM. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TEM MAIS INFORMAÇÕES.

Há duas semanas a revista Veja publicou uma reportagem de capa intitulada "Parece Milagre ¿ Remédio faz emagrecer entre 7 a 12 quilos em apenas 5 meses. E sem grandes efeitos colaterais. Saiba tudo sobre ele!". Dirceu Barbano, diretor-presidente da ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, condenou a publicação da matéria. Segundo ele, a matéria não chamou a atenção aos leitores da revista de que deveriam tomar cuidado com o uso indevido de um remédio que teve a venda liberada para outro fim. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, foi à tribuna do Senado para lamentar o ocorrido e chamar a atenção.
(SUPLICY) "O medicamento, fabricado pelo laboratório Novo Nordisk, foi aprovado pela Anvisa para comercialização no Brasil em março de 2010, com a finalidade de uso específico no tratamento de diabetes tipo 2. Portanto, seu uso não é indicado para emagrecimento!"
(REPÓRTER) A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, aproveitou a votação de recondução de Dirceu Barbano para dirigir a Anvisa, que ocorreu nesta quarta-feira, para sugerir providências.
(VANESSA GRAZZIOTIN) "É preciso que haja uma investigação profunda em relação a matérias publicadas, com frequência, na imprensa, que não seriam matérias científicas e sim matérias publicitárias, que, ao invés de ajudar a população brasileira, o sistema de saúde, podem trazer grandes prejuízos."
(REPÓRTER) Os senadores pretendem apurar se houve uso de espaço jornalístico para promoção publicitária, induzindo a compra do remédio e vão apresentar requerimentos de pedidos de informação à editora Abril e ao Laboratório Nordisk.
15/09/2011, 05h44 - ATUALIZADO EM 15/09/2011, 05h44
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00