Senado aprova recondução de Dirceu Barbano para presidência da Anvisa — Rádio Senado

Senado aprova recondução de Dirceu Barbano para presidência da Anvisa

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA, POR 17 VOTOS A ZERO, A RECONDUÇÃO DE DIRCEU BARBANO PARA A PRESIDÊNCIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

LOC: NA SABATINA, OS SENADORES COBRARAM UMA AÇÃO MAIS EFETIVA CONTRA A FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS E A ANÁLISE MAIS RÁPIDA DE REGISTROS DE NOVOS REMÉDIOS NO PAÍS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA

Rastreabilidade. Por meio de um selo especial ou outro mecanismo, as autoridades e o consumidor poderão acompanhar o trajeto de um medicamento ¿ desde a fabricação até ser vendido no balcão da farmácia. A iniciativa, para combater a falsificação de remédios, já está prevista em lei mas ainda não foi colocada em prática. Na reunião da Comissão de Assuntos Sociais que analisou a recondução de Dirceu Barbano para a cargo de diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, cobrou providências. Autora da lei, ela quis saber quando a rastreabilidade de medicamentos vai virar realidade.
(VANESSA) No Brasil, o gado é rastreado, porque se não for rastreado não é vendido, não é exportado, os carros já iniciarão o rastreamento, e medicamento, que é algo que interfere, que garante ou acaba com a saúde das pessoas, não é rastreado.
(REPÓRTER) Dirceu Barbano admitiu que a adoção de um selo especial para identificar os medicamentos não foi colocada em prática por pressão dos laboratórios, que alegaram o aumento nos custos de produção. Mas que o governo já está concluindo os estudos para que um novo mecanismo seja criado. Ele também ouviu queixas dos senadores sobre a demora da ANVISA para aprovar o registro de novos medicamentos. Alguns processos já duram mais de três anos. Dirceu Barbano explicou que a avaliação técnica das substâncias leva mesmo tempo.
(DIRCEU) Não haverá mágicas que façam com que esses prazos possam ser reduzidos ao tempo que muitas vezes as empresas e as indústrias esperam.
(REPÓRTER) Dirceu Barbano acrescentou que em alguns casos a ANVISA acelera a análise do registro de novas substâncias se houver uma necessidade urgente. E citou como exemplo a aprovação da vacina contra a gripe H1N1, que foi avaliada em tempo recorde para conter o surto que atingiu o país no ano passado.
14/09/2011, 02h02 - ATUALIZADO EM 14/09/2011, 02h02
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00