Mais de 2 mil pessoas devem visitar Congresso no feriado de 7 de setembro — Rádio Senado

Mais de 2 mil pessoas devem visitar Congresso no feriado de 7 de setembro

LOC: MAIS DE DUAS MIL PESSOAS DEVEM VISITAR O CONGRESSO NACIONAL NESTE FERIADO DE SETE DE SETEMBRO. 

LOC: ESSA É A EXPECTATIVA DO SERVIÇO DE VISITAÇÃO DO SENADO, ENCARREGADO DE MOSTRAR AOS TURISTAS O INTERIOR DE UM DOS EDIFÍCIOS MAIS IMPORTANTES DA CAPITAL DA REPÚBLICA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

Neste sete de setembro, feriado que marca o fim do domínio português no Brasil e a conquista da Independência em 1822, o trabalho dos parlamentares no Congresso fica suspenso, como em todo o restante do país. Escolas, repartições, bancos e comércio fechados dão a oportunidade para conviver com a família, assistir aos desfiles em homenagem ao Dia da Pátria, passear e conhecer novos lugares. Tradicionalmente, o sete de setembro reúne milhares de pessoas na esplanada dos ministérios em Brasília, para a parada militar que tem como convidada especial a presidente da república, além de autoridades e do corpo diplomático. No Congresso, é dia de trabalho dobrado para a Secretaria de Relações Públicas, que oferece um programa de visitas guiadas. É o que explica o coordenador do serviço de visitação, Aguirre Neto. (AGUIRRE) Nossa equipe de monitores vai ser reforçada para que possamos atender a esse grande número de visitantes esperados para esse dia, estamos calculando em torno de duas mil pessoas visitando o congresso nacional... são residentes do distrito federal que apesar de residirem aqui muitos anos, muitos ainda não fizeram até por desconhecerem a possibilidade de visitar ou então por falta de oportunidade mesmo....e pessoas de todos os estados brasileiros e muitos estrangeiros, os estrangeiros tem aumentado a cada ano. (REP) Segundo Aguirre, 10 guias estão escalados nesta quarta-feira para acompanhar os visitantes durante o passeio pelas dependências do Palácio do Congresso Nacional, incluindo Câmara e Senado. Como nos outros dias da semana e demais feriados, as visitas acontecem de 9 e meia da manhã às 5 da tarde, com saídas de grupos a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro. A entrada é de graça, e feita pela rampa, voltada para a Esplanada. Durante o percurso são explicados temas como a arquitetura, a história, o papel, a estrutura e o funcionamento do Legislativo no Brasil. Para visitantes individuais ou pequenos grupos, não precisa agendar com antecedência. 

LOC: POR CAUSA DO FERIADO DE 7 DE SETEMBRO, A AGENDA DE COMISSÕES DO SENADO SOFREU ALTERAÇÕES. AS REUNIÕES DAS COMISSÕES DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, QUE REGIMENTALMENTE OCORREM ÀS QUARTAS-FEIRAS, FORAM ANTECIPADAS PARA A MANHÃ DESTA TERÇA.  

LOC: TAMBÉM FOI ANTECIPADA PARA ESTA TERÇA A REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA, QUE ACONTECE ÀS QUINTAS-FEIRAS. JÁ AS COMISSÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ASSUNTOS SOCIAIS, ASSUNTOS ECONÔMICOS, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA FORAM ADIADAS PARA A SEMANA QUE VEM.
05/09/2011, 12h52 - ATUALIZADO EM 05/09/2011, 12h52
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00