Divisão dos royalties do Pré-sal pode ajudar a reduzir desigualdades — Rádio Senado

Divisão dos royalties do Pré-sal pode ajudar a reduzir desigualdades

LOC: A DIVISÃO MAIS JUSTA DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO DO PRÉ-SAL PODE AJUDAR A REDUZIR AS DESIGUALDADES ENTRE OS ESTADOS BRASILEIROS E PERMITIR MAIS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA, SAÚDE E EDUCAÇÃO.
 
LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA DURANTE A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SUBCOMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE, EM FORTALEZA, NO CEARÁ. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

Durante o debate que ocorreu na assembléia legislativa do Ceará, os senadores discutiram com o governador cearense, Cid Gomes, deputados estaduais e autoridades os principais projetos e as possíveis soluções para os problemas dos estados da região. Eles destacaram o programa ¿Água para todos¿, do Governo Federal, que busca levar água para cerca de 750 mil famílias do semiárido nordestino. O governador cearense, Cid Gomes, do PSB, lembrou que o Nordeste tem cerca de 30 por cento da população brasileira, mas é responsável por apenas 15 por cento da riqueza nacional. Cid Gomes elogiou a transposição das águas do Rio São Francisco, que segundo ele vai beneficiar 12 milhões de pessoas em oito estados, sete deles na região. O governador do Ceará também defendeu uma parcela maior do repasse de recursos dos royalties do petróleo do pré-sal para os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
(CID GOMES) Cria-se um clamor de que os royalties dessa nova riqueza seja repartida de forma mais equilibrada, para assegurar que a gente possa reduzir as desigualdades as desigualdades do país que existem em nossa país, Isso é uma riqueza nacional que portanto deve ser repartido com o conjunto dos brasileiros.
(REPÓRTER) Atualmente, os estados e municípios que produzem petróleo recebem mais da metade dos royalties do petróleo. O senador Wellington Dias, do PT do Paiuí, que é o presidente da Subcomissão, defendeu uma nova regra para aumentar a participação dos estados não produtores nos recursos arrecadados com o pré-sal. Para ele, uma distribuição mais justa vai permitir investimentos em infraestrutura, educação e saúde.
(WELLINGTON DIAS) Eu avalio que se a gente puder ter uma regulamentação direcionando para o que a gente precisa nós poderemos deixar um bom legado para a nossa população.
(REPÓRTER) Os senadores da Subcomissão Permanente já foram aos estados de Alagoas, Piauí e Paraíba e até o final do ano devem visitar os 11 estados integrantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene.
29/08/2011, 01h50 - ATUALIZADO EM 29/08/2011, 01h50
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00