Senado pede à Câmara agilidade na votação da PEC das MPs — Rádio Senado

Senado pede à Câmara agilidade na votação da PEC das MPs

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DO SENADO PEDIRAM HOJE, QUE A CÂMARA DOS DEPUTADOS VOTE COM RAPIDEZ A PROPOSTA QUE MUDA A FORMA DE ANÁLISE DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS.
 
LOC: O PRESIDENTE DA CÂMARA, MARCO MAIA, DISSE QUE A CASA VAI ANALISAR SE A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO NÃO RETIRA PRERROGATIVAS DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

Os líderes dos partidos do governo e da oposição no Senado se reuniram com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, para pedir a votação acelerada da Proposta de Emenda à Constituição que muda o rito de tramitação das medidas provisórias. Segundo a PEC aprovada pelo Senado, dos 120 dias de vigência, os deputados terão 80 dias para discutir as MPS e os senadores, 30. Caso o Senado modifique a versão da Câmara, os deputados contarão com mais 10 dias para votar as mudanças. Além disso, a PEC proíbe a inclusão de artigos que tratem de outros assuntos que não tenham relação com a medida provisória. O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, espera que os deputados não criem resistências à proposta. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, disse que vai convocar os líderes partidários para analisar a proposta do Senado. Segundo ele, só haverá resistências se os deputados concluírem que o projeto retira prerrogativas da Câmara. A proposta será enviada à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Se aprovada, terá de ser votada por uma Comissão Especial antes de ir para apreciação em dois turnos no plenário.
18/08/2011, 02h03 - ATUALIZADO EM 18/08/2011, 02h03
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00