Senadores destacam importância da Marcha das Margaridas — Rádio Senado

Senadores destacam importância da Marcha das Margaridas

LOC: A MARCHA DAS MARGARIDAS FOI LEMBRADA PELOS SENADORES NAS REUNIÕES DESTA MANHÃ.
 
LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARA O PAÍS. REPORTAGEM DE ANA BEATRIZ SANTOS.

'Nós que viemos sempre suando/ esse país alimentando/ estamos aqui pra relembrar que esse país tem que mudar'. O verso faz parte do hino da Marcha das Margaridas e foi lido pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, em uma pequena homenagem às mulheres que se reúnem em Brasília. Na opinião dele, os objetivos do movimento são diretamente ligados aos temas discutidos pela Comissão de Assuntos Sociais.
(PAULO PAIM) As mulheres do campo e da florestas querem conquistar visibilidade, reconhecimento social, política e cidadania plena. Elas querem um Brasil sem pobreza, sem fome, sem preconceito e sem violência principalmente contra as mulheres.
(REPÓRTER) O senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, lembrou que a Marcha das Margaridas parou a região central de Brasília e coloriu o Eixo Monumental, avenida que dá acesso ao palácio do Congresso Nacional.
(CASILDO MALDANER) Inclusive de manhã acabamos chegando um pouco atrasados, mas acabamos engalfinhando nessa invasão de Brasília, no bom sentido, num colorido extraordinário, uma coisa viva.
(REPÓRTER) O presidente da comissão, senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, destacou o crescimento e a competência das mulheres nos mais diversos setores da sociedade brasileira.
(JAYME CAMPOS) Verdadeiras lutadoras na busca de políticas sociais justas pro Brasil. No mundo contemporâneo todas ganharam seu espaço prova inequívoca está aí, temos presidentes da republica primeiras ministras, houve uma conquista e a conquista que houve foi pra melhor.
(REPÓRTER) A manifestação recebeu o nome de Marcha das Margaridas em homenagem à dirigente sindical Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 por sua atuação no sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba. Ela é considerada o símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. As trabalhadoras apresentaram ao governo uma pauta de reivindicações que consideram essenciais para o desenvolvimento do País, como a segurança alimentar, biodiversidade, autonomia econômica, participação política e combate à violência.
17/08/2011, 01h42 - ATUALIZADO EM 17/08/2011, 01h42
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00