Aprovada indicação de embaixadores do Brasil em Honduras e Iraque — Rádio Senado

Aprovada indicação de embaixadores do Brasil em Honduras e Iraque

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU A INDICAÇÃO DE DOIS NOVOS EMBAIXADORES ENCARREGADOS DE REATIVAR AS EMBAIXADAS DO BRASIL EM HONDURAS E NO IRAQUE.

LOC: A MISSÃO DOS DOIS DIPLOMATAS SERÁ REAPROXIMAR O BRASIL E OS DOIS PAÍSES MARCADOS AINDA POR INSTABILIDADE POLÍTICA E VIOLÊNCIA. A REPORTAGEM É DE NARA FERREIRA. 

O governo iraquiano vem tentando inserir o país no sistema internacional desde 2003, quando houve a invasão das tropas de coalizão, lideradas pelos Estados Unidos e que levou à derrubada do regime de Saddan HusseIn. Desde então a embaixada brasileira no Iraque funciona efetivamente em Amã, na Jordânia. A nova constituição aprovada em 2005 trouxe o regime parlamentarista ao país e em novembro do ano passado, o primeiro ministro Nouri Al Maliki foi eleito para mais quatro anos no cargo. A queda de Hussein e a realização de eleições parlamentaristas não livraram o país de atos terroristas, instabilidade política e dificuldades econômicas ¿ agravadas por anos de embargo. O embaixador indicado Anuar Nahes reconheceu as dificuldades do novo posto, mas destacou os interesses que unem os dois países ¿ mas: (ANUAR NAHES) a agenda está aberta desde do ponto de vista da cooperação política parlamentar, é um país interessado em saber como funciona o nosso sistema federativo, eles terão que fazer uma federação...na parte comercial é aberto, o Iraque tem que ser reconstruído... há toda uma relação para se reconstruir. (REPÓRTER) O senador Eduardo Suplicy, do PT de são Paulo, aproveitou para dar uma notícia ao embaixador (EDUARDO SUPLICY) uma noticia alvissareira nas relaçõees Brasil-iraque de hoje. não vi, qual foi senador??....acabo de saber que o zico foi convidado para ser o tecnico da seleção do iraque, informação do presidente zalai oshaia da camara de comercio brasil iraque e isso vai ajudar muito nas relações brasil iraque...(risos) (REPÓRTER) Foi também aprovada a indicação do embaixador Zenik Krawctschuk para Honduras, país marcado por instabilidade política após a deposição de Manuel Zelaya em 2009. O atual presidente Porfírio Lobo assumiu o governo em janeiro de 2010 após eleições e tem buscado a reconciliação nacional com vistas à possível convocação da Assembléia Constituinte. O embaixador ressaltou os laços de amizade entre os povos dos dois países mas lembrou que Honduras é o país mais violento do mundo sem conflito armado, são 78 homicídios por 100 mil habitantes - violência trazida por gangs locais e pelos cartéis mexicanos do narcotráfico.
11/08/2011, 02h02 - ATUALIZADO EM 11/08/2011, 02h02
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00