CAE não vai convocar ministra Ideli Salvatti para prestar esclarecimentos — Rádio Senado

CAE não vai convocar ministra Ideli Salvatti para prestar esclarecimentos

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS NÃO VAI CONVOCAR A MINISTRA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, IDELI SALVATTI, PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE A MATÉRIA DA REVISTA VEJA SOBRE O CASO QUE FICOU CONHECIDO COMO ESCÂNDALO DOS ALOPRADOS.

LOC: CONVITES À EX-SENADORA SERYS SLHESSARENKO E AO SECRETÁRIO-ADJUNTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO DF, EXPEDITO VELOSO TAMBÉM FORAM REJEITADOS. LOC: A COMISSÃO, ENTRETANTO, APROVOU CONVITE AO PRESIDENTE DO BNDES, LUCIANO COUTINHO PARA FALAR SOBRE UMA POSSÍVEL FUSÃO ENTRE OS GRUPOS PÃO DE AÇÚCAR E CARREFOUR. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

Além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, os empresários envolvidos numa possível fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Carrefour, com recursos do BNDES, poderão ser convidados para falar sobre o negócio na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, junto com um representante do Cade. Os convites só serão analisados, no entanto, em agosto. Em relação a denúncias da Revista Veja sobre a participação de dois ministros do governo Dilma Rousseff no episódio que ficou conhecido como escândalo dos aloprados, a CAE decidiu rejeitar três requerimentos, apesar dos protestos do senador do PSDB de São Paulo Aloysio Nunes Ferreira. (ALOYSIO): esse episódio foi uma das coisas mais degradantes que ocorreram na política brasileira nos últimos tempos. uma coisa horrorosa. a fabricação de um documento falso pra atingir um candidato. (REP) Um dos requerimentos convocava à CAE a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, que segundo a Veja, teria participado de uma reunião em que se teria tratado da compra do dossiê contra o então candidato ao governo de São Paulo em 2006, o tucano José Serra. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, defendeu a vinda de Ideli. (CIRO): simplifica se a ministra vier aqui e der a explicação dela. quando se foge, quando se teme, alguma coisa tem. (REP) O líder do governo, Romero Jucá, senador pelo PMDB de Roraima, no entanto, disse que não havia sentido nos requerimentos. (JUCÁ): a ministra ideli não tem nada a ver com a história e muito menos esta comissão. (REP) Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, também criticou a tentativa de se trazer o assunto para a Comissão de Assuntos Econômicos. (DORNELES): eu considero esse caso um dos mais abomináveis, mais tristes da história do brasil. mas o assunto tem que ser examinado pelo ministério público, pela polícia, não vejo razão para esse assunto ser tratado nesta comissão. (REP) Os outros requerimentos rejeitados chamavam ao Senado um militante do PT, Expedito Veloso, hoje Secretário-Adjunto de Desenvolvimento Econômico do DF, que teria falado sobre a participação do Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, no episódio dos aloprados. E convidavam a ex-senadora pelo PT de Mato Grosso, Serys Slhessarenko, que teria sido prejudicada com um dossiê semelhante em uma campanha eleitoral por adversários do próprio partido.
 
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU NESTA TERÇA TRÊS PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS JUNTO A ORGANISMOS INTERNACIONAIS. LOC: O RIO DE JANEIRO GANHOU AUTORIZAÇÃO PARA DOIS EMPRÉSTIMOS, UM DE 112 MILHÕES DE DÓLARES PARA FORTALECER O SETOR DE TURISMO, E OUTRO DE 485 MILHÕES PARA O PROGRAMA DE HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO METROPOLITANO SUSTENTÁVEL DO ESTADO.

LOC: JÁ A PREFEITURA DA CIDADE PAULISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CONSEGUIU O APOIO PARA RECEBER 85 MILHÕES DE DÓLARES DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO PARA FINANCIAMENTO DE PROGRAMA DE ESTRUTURAÇÃO URBANA.
12/07/2011, 01h59 - ATUALIZADO EM 12/07/2011, 01h59
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00