Oposição quer CPI para apurar denúncias de corrupção na pasta — Rádio Senado

Oposição quer CPI para apurar denúncias de corrupção na pasta

LOC: A OPOSIÇÃO VAI TENTAR INSTALAR UMA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO PARA APURAR AS DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO E DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. 

LOC: MAS O LÍDER DO GOVERNO NO SENADO, ROMERO JUCÁ, DISSE QUE JÁ HÁ INVESTIGAÇÕES EM CURSO E QUE A CPI NÃO É NECESSÁRIA. A REPORTAGEM É DE LARISSA BORTONI. 

TÉC: O senador Álvaro Dias, que é o líder do PSDB, disse que a oposição vai tentar que o Senado investigue em uma Comissão Parlamentar de Inquérito as denúncias de que há no Ministério dos Transportes um suposto esquema para superfaturamento de obras e pagamento de propina. O senador paranaense lembrou que em 2009, o seu companheiro de bancada, o senador Mário Couto, do estado do Pará, conseguiu assinaturas suficientes para a abertura de uma CPI sobre o DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, mas as investigações nunca aconteceram. (AD) Eu não sei se conseguiremos o número necessário, mas é preciso que o Senado Federal e a oposição sobretudo investiguem com profundidade todas as denúncias. Certamente se nós investigarmos com sucesso estaremos contribuindo para derrotar esse modelo promiscuo que está instalado no Brasil de composição da equipe do governo atendendo interesses meramente partidários. (RJ) Mas, o líder do governo no Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, afirmou que a CPI é, neste momento, apenas jogo político. Ele assegurou que as denúncias de crimes no Ministério dos Transportes estão sendo apuradas. (RJ) A CPI é uma tentativa da oposição de fazer mais um embate político. Nós não vamos concordar com a CPI até mesmo porque o ministro virá ao Senado. Virá à Câmara. Há um inquérito em andamento. Há uma investigação aberta. A CGU está investigando também e o governo tem toda a predisposição para investigar até o limite. Portanto, não há necessidade de CPI. (LB) A oposição entrou com um pedido para que o Ministério Público investigue se há mesmo corrupção e superfaturamento de obras no Ministério dos Transportes. Para que uma CPI seja instalada no Senado, é preciso o apoio de pelo menos 27 senadores.
05/07/2011, 01h12 - ATUALIZADO EM 05/07/2011, 01h12
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00