Senadores lembram passagens da vida pública de Itamar Franco — Rádio Senado

Senadores lembram passagens da vida pública de Itamar Franco

LOC: OS SENADORES FIZERAM NESTA SEGUNDA FEIRA UMA HOMENAGEM EMOCIONADA A ITAMAR FRANCO. DA TRIBUNA DO PLENÁRIO, ELES LEMBRARAM PASSAGENS DA VIDA PÚBLICA DO COLEGA.
 
LOC: E O SENADOR FERNANDO COLLOR, DO PTB DE ALAGOAS APRESENTOU UM REQUERIMENTO PARA UMA SESSÃO ESPECIAL, NO DIA DEZ DE AGOSTO, EM HOMENAGEM AO SENADOR E EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, QUE MORREU NESTE SÁBADO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES.
 
O comportamento ético de Itamar Franco foi a característica mais lembrada do ex-presidente pelos senadores que o homenagearam da tribuna do Plenário nesta segunda feira. Líder do governo Itamar no Senado, Pedro Simon fez um discurso emocionado, lembrando vários trechos da vida pública do ex-presidente. Ele ressaltou a postura aberta de Itamar, um homem que, segundo ele, governava com todos. Simon lembrou ainda o entusiasmo de Itamar Franco na sua volta ao Senado. (Simon) Parecia um jovem que estava iniciando. Preocupado em ver que o Senado não era mais aquele que tinha deixado, há 18 anos, quando passou aqui; preocupado com o esvaziamento desta Casa ... Ele parecia que estava iniciando uma movimentação para dar vida a esta Casa. Esse era o Itamar. (Patrícia) Já o senador tucano, Álvaro Dias, do Paraná lembrou o itinerário de Itamar Franco na vida pública brasileira e sua capacidade de se indignar. O líder do PSDB no Senado reconheceu a importância do ex-presidente para o processo de estabilização da economia brasileira. (Álvaro Dias) Não há como não reconhecer ter sido Itamar Franco fundamental para que Fernando Henrique Cardoso pudesse compor uma equipe de economistas competentes e elaborar, idealizar e executar um plano de recuperação econômica do País, de estabilização da economia brasileira, que significou a verdadeira mudança. (Patrícia) O líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz, lembrou a sensibilidade de Itamar Franco para os problemas sociais brasileiros, além do grande espírito nacionalista que, na avaliação dele, resultou numa guinada na história do Brasil, com a implantação do Plano Real. (Acir) Foi no governo de Itamar Franco que o Brasil deu início a um ciclo de estabilidade econômica, que proporcionou muitas conquistas para o povo brasileiro e colocou nosso País entre as principais potencias mundiais. (Patrícia) Antônio Carlos Valadares, líder do PSB no Senado, afirmou que Itamar Franco manteve a tradição dos homens públicos de Minas Gerais. (ACV) Homem de coerência, manteve a tradição dos homens públicos de Minas Gerais, das Alterosas, aquele Estado que construiu para o nosso País tantas carreiras políticas que se identificaram com o ideal da liberdade, da democracia e da ética. (Patrícia) As senadoras Ana Amélia, do PP gaúcho, e Lídice da Mata, do PSB da Bahia e os senadores Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, os petistas Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, e João Pedro, do Amazonas, Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, os peemedebistas Waldemir Moka, do Mato Grosso do Sul, Wilson Santiago, da Paraíba, Geovani Borges, do Amapá, Garibaldi Alves, do Rio Grande do Norte, Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco, e os senadores pelo Distrito Federal Cristovam Buarque, do PDT, e Rodrigo Rolemberg, do PSB, também fizeram discursos em homenagem ao senador Itamar Franco.
04/07/2011, 06h47 - ATUALIZADO EM 04/07/2011, 06h47
Duração de áudio: 03:04
Ao vivo
00:0000:00