Aloysio Nunes quer que CAE investigue denúncia publicada na revista Veja — Rádio Senado

Aloysio Nunes quer que CAE investigue denúncia publicada na revista Veja

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO ANALISA NESTA TERÇA UMA PROPOSTA DO SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA PARA OUVIR REPRESENTANTES DO GOVERNO FEDERAL PARA ESCLARECER DENÚNCIA.

LOC: A REVISTA VEJA PUBLICOU QUE UMA EMENDA INCLUÍDA EM MEDIDA PROVISÓRIA APROVADA PELO SENADO BENEFICIARIA BANQUEIROS FALIDOS. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: O Senado aprovou no início do mês medida provisória que prorrogava até 2035 a RGR, Reserva Global de Reversão, encargo pago por empresas concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A RGR foi criada em 1971 com o objetivo de capitalizar um fundo para o pagamento de indenizações a empresas, no caso da União retomar as concessões de serviço público de energia elétrica. Mas ao passar pela Câmara, segundo a revista Veja, a emepê ganhou uma emenda do deputado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, que permitiria que banqueiros falidos pagassem suas dívidas com o governo federal com ¿moedas podres¿, recebendo muito mais do que se negociassem com o mercado. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, além de criticar a forma açodada com que as MPs são votadas no Senado, propõe esclarecer a questão em uma audiência pública. (ALOYSIO) Trata-se de um artigo entre os muitos que foram incluídos na Câmara e que, ao que tudo indica, deu um presentão a banqueiros falidos, permitindo a eles que possam resgatar parte de suas dívidas com títulos que detém do Fundo de Compensação de Variações Salariais, pelo valor de face desses títulos. (REP) O deputado Eduardo Cunha divulgou nota negando a autoria da emenda. Segundo ele, o texto era do próprio governo. Mas a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que ouviu da própria presidente Dilma Rousseff a promessa de que o artigo será vetado. (ANA AMÉLIA) Nós tivemos um almoço muito agradável com a Presidente da República, que nos antecipou que, primeiro, não houve nenhuma consulta ao Governo. Houve uma situação de desconforto para o Governo com essa matéria, e ela nos avisou que vetará. (REP) A audiência pública sugerida pelo senador Aloysio Nunes Ferreira deve contar com a presença do advogado-geral da União, Luis Inácio Lucena Adams; o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini; o ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda Marcos Lisboa; e o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Valdery Frota Albuquerque.

LOC: OUTRO REQUERIMENTO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE PODE SER VOTADO SUGERE A REALIZAÇÃO DE DEBATE SOBRE POSSÍVEIS IRREGULARIDADES CITADAS EM RELATÓRIO DA ANEEL SOBRE A ADMINISTRAÇÃO, POR PARTE DA ELETROBRAS, DOS RECURSOS DA RESERVA GLOBAL DE REVERSÃO.

LOC: A CAE TAMBÉM PODE VOTAR PEDIDO DO SENADOR DELCÍDIO AMARAL, DO PT DE MATO GROSSO DO SUL, PARA REALIZAR UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CONJUNTO COM A COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA PARA DISCUTIR A UNIVERSALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA CONSUMIDORES QUE ESTÃO LONGE DAS REDES.
20/06/2011, 12h55 - ATUALIZADO EM 20/06/2011, 12h55
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00