Comissão debate modelo de política agrícola no Brasil — Rádio Senado

Comissão debate modelo de política agrícola no Brasil

LOC: O MODELO DE POLÍTICA AGRÍCOLA ADOTADO NO BRASIL FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA NESTA SEXTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO.
 
LOC: A REUNIÃO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DA ÁREA PRODUTIVA E DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS COM ATUAÇÃO NO SETOR. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

Esse foi o décimo seminário do ciclo promovido para avaliar a disposição do atual Plano Safra, conhecer e debater a preparação para o próximo Plano e discutir o aperfeiçoamento do modelo de política agrícola no país. Durante a reunião, a superintendente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, Rosimeire dos Santos, afirmou que a política brasileira para a produção rural está defasada. Ela citou, por exemplo, a demora na liberação do plano anual agrícola e pecuário. (ROSIMEIRE) Na verdade ele deveria ser lançado dois, três anos antes e disponível a partir de primeiro de janeiro. Aí vem se anunciar um plano agrícola e pecuário no mês de julho, até essas normas chegarem no banco, até começar a se contratar esses recursos, muitos produtores já perderam o time, já pagaram mais caro pelo insumo, já terão dificuldade em atender a entrega de fertilizantes, e por aí vai. (Celso) O superintendente de Agricultura Familiar e Microfinança Rural do Banco do Nordeste, Sérgio Farias Machado, destacou a participação da entidade no financiamento rural para pequenos e grandes produtores nordestinos. (SERGIO) O banco hoje detêm 72,5% de todo o crédito rural de nossa região, hoje nós temos 17 bilhões 686 milhões ativos de crédito rural, e desse total cerca de 4,6 bilhões foram destinados à agricultura famliar. Portanto estamos falando algo em torno de 12, 13 bilhões para a agricultura empresarial. (Celso) O diretor adjunto de produtos e financiamentos da Federação Brasileira de Bancos, a FEBRABAN, Ademiro Vian disse que, pela atual dinâmica do setor agrícola, não vê mais sentido na manutenção do atual modelo de plano safra. (ADEMIRO) Plano safra teria muito sentido há 10, 15, 20 anos atrás. Porque a agricultura hoje, a terra hoje, ela é uma linha de produção, então você está no mês de janeiro comprando adubo para plantar já a próxima safra, e hoje as coisas se misturaram tanto que você dar um corte no meio do ano e falar vamos divulgar um plano para a safra seguinte, então não é bem assim hoje na agricultura, é muito dinâmico hoje. (Celso) Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Acir Gurgácz, do PDT de Rondônia, destacou um dos objetivos desse ciclo de debates. (ACIR GURGACZ) Levar à população brasileira alguns esclarecimentos sobre a agricultura brasileira. Evidente, temos muitos assuntos a falar, mas a cada sexta-feira nós vamos colocando um tema à disposição da população brasileira. (Celso) Durante a audiência pública os cidadãos puderam participar dos debates enviando perguntas e comentários aos convidados, por meio do serviço Alô Senado via telefone e também internet.
10/06/2011, 06h46 - ATUALIZADO EM 10/06/2011, 06h46
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00