Comissão discute formas de impulsionar a economia verde no Brasil — Rádio Senado

Comissão discute formas de impulsionar a economia verde no Brasil

LOC: INCENTIVAR A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E GARANTIR O BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES. ESSA É A BASE DO CONCEITO DE ECONOMIA VERDE. 

LOC:. O TEMA FOI DISCUTIDO EM AUDIENCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DA SUBCOMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA RIO+20 NESTA QUARTA-FEIRA. REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TEC: Apesar de ter o potencial de ser o líder da transformação da economia tradicional para a economia verde, o Brasil ainda precisa investir mais na transição, seja por meio de leis mais específicas, melhor escolha dos investimentos públicos e capacitação de mão de obra. Essa é a posição dos representantes do governo e da sociedade civil, que vieram discutir experiências e avaliar a situação do Brasil na implantação da economia verde com a subcomissão de acompanhamento da "Rio +20" e a comissão de meio ambiente do senado. Para Volnei Zanardi, representante do ministério do meio ambiente, o Brasil tem condições de ser o líder dessa nova fase da economia mundial. (Zanardi) "O Brasil talvez seja o pais em melhor condição pra se posicionar bem e alcançar uma posição de destaque no âmbito dessa vertente emergente. O Brasil é o único pais do planeta que pode alcançar a condição de potencia agrícola, ambiental e energética ao mesmo tempo". (Ana) além do ministério de meio ambiente, participaram da audiência pública representantes do ministério da agricultura, da Embrapa, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, da ONG Fase Nacional e da empresa de cosméticos Natura. Os expositores reforçaram que o governo e a sociedade civil precisam trabalhar de forma unificada para que a nova economia seja implantada com rapidez e o Brasil assuma a sua posição de liderança no cenário mundial. O senador João Pedro, do PT do Amazonas e presidente da subcomissão rio mais 20, aposta que audiência vai enriquecer a proposta do Senado para a Rio +20: (João Pedro) "São experiências, são olhares que o Brasil tem e o senado trabalha no sentido de com a gente ter uma contribuição densa e séria pra contribuição brasileira para a Rio+20". (Ana) A subcomissão ainda tem na agenda mais quatro reuniões para discutir propostas para a Rio+20. Os estados do Amazonas, do rio grande do Norte e de Mato Grosso devem receber os integrantes da comissão para o debate de temas específicos, como energias alternativas, recursos hídricos e a preservação do cerrado.
08/06/2011, 01h47 - ATUALIZADO EM 08/06/2011, 01h47
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00