Sarney: prorrogar decreto que anistia produtores dá mais tempo para debate — Rádio Senado

Sarney: prorrogar decreto que anistia produtores dá mais tempo para debate

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DEFENDEU NESTA QUINTA-FEIRA A PRORROGAÇAO DO DECRETO QUE TRATA DA ANISTIA A PRODUTORES RURAIS PARA QUE OS SENADORES TENHAM TEMPO SUFICIENTE PARA VOTAR O CÓDIGO FLORESTAL. 

LOC: PARA JOSÉ SARNEY, O TEXTO QUE O SENADO APROVAR SOBRE NOVAS REGRAS PARA EXPLORAÇAO DE TERRA NO PAÍS DEVE PREVALECER EM RELAÇÃO À PROPOSTA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Para que o novo Código Florestal não seja votado de afogadilho no Senado, o presidente da Casa, José Sarney, do PMDB do Amapá, também defendeu a prorrogação de um decreto que trata de uma espécie de anistia aos produtores rurais que usaram áreas de proteção permanente, as APPs. As regras estão em vigor até 11 de junho. O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, pediu uma prorrogação de 3 meses. E Sarney avalia que esse prazo será suficiente para os senadores discutirem o projeto sem a pressão do tempo de aprová-lo. (Sarney) Essa foi uma decisão da bancada do PMDB com a concordância de outros partidos. Isso permitirá que o Senado tenha o tempo necessário para ouvir todas as partes e não termos controvérsias que tivemos na Câmara dos Deputados. REP: José Sarney afirmou que os senadores vão modificar o projeto aprovado pela Câmara. E disse que poderá negociar com os deputados para que as mudanças aprovadas pelo Senado sejam mantidas quando o projeto voltar para a Câmara. (Sarney1) O trabalho do Senado nunca é em vão. Sempre procuramos melhorar o projeto ou então, aprofundarmos a discussão iniciada na Câmara. Fazer qualquer previsão sobre o que vai acontecer, Petrônio Portella já dizia que em política, a pior coisa é lidar com hipóteses. REP: No Senado, o projeto do novo Código Florestal vai ser votado pelas comissões de Meio Ambiente, de Agricultura e de Constituição e Justiça. Já foi decidido que haverá um relator em cada uma dessas comissões.
26/05/2011, 01h28 - ATUALIZADO EM 26/05/2011, 01h28
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00