CCT discute como Brasil pode vencer desafio da inovação tecnológica — Rádio Senado

CCT discute como Brasil pode vencer desafio da inovação tecnológica

LOC: O BRASIL PRECISA DE MAIS RECURSOS FINANCEIROS, LEIS MAIS ÁGEIS E, ACIMA DE TUDO, INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA VENCER O DESAFIO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. 

LOC: A OPINIÃO FOI UM CONSENSO DURANTE A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUE REUNIU O SETOR INDUSTRIAL E A AGÊNCIA FINANCIADORA DE PESQUISA NA MANHÃ DESTA QUARTA- FEIRA NO SENADO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A inovação tecnológica foi apresentada como o principal caminho para que a indústria brasileira não perca espaço no cenário mundial para países como Índia, China e Rússia. Para isso, é preciso mais investimentos financeiros, garantir um marco regulatório para o setor e incentivar a formação de mão de obra qualificada. Glauco Arbix, diretor da FINEP, entidade responsável pelo financiamento de projetos de inovação tecnológica, do Ministério da Ciência e Tecnologia, destacou que o principal desafio do setor é levar os pesquisadores, concentrados nas universidades e centros estatais de pesquisa, para dentro das empresas. (Glauco Arbix) ¿Aproximar a universidade da empresa e da economia, manter essa sintonia fina entre universidade e economia sem nenhum prejuízo da ciência básica, da pesquisa básica, esse é o desafio que nos temos pela frente¿. (Ana) o representante da Confederação Nacional da Industria, Rafael Luchesi, acrescentou que a universidade precisa dialogar com o setor produtivo para que as pesquisas em inovação coincidam com as demandas das indústrias. (Rafael Luchesi) "Seria muito mais inteligente e eficaz uma atuação calcada na necessidade real das empresas já que a agenda da inovação é essencialmente empresarial". (Ana) A intenção do presidente da Comissão senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, é que a série de audiências contribua para ampliar a discussão e para a solução de problemas no setor. (Eduardo Braga) "Acho que essas audiências publicas poderão ao cabo levar a propostas legislativas que poderão redundar em avanços concretos deste debate sobre inovação tecnológica". (Ana) Os participantes da reunião destacaram a necessidade da redução da burocracia no financiamento público da inovação tecnológica e até mesmo de incentivos fiscais para que as empresas, principalmente pequenas e médias, invistam em inovação, a exemplo do que acontece em países como França e Estados Unidos.
25/05/2011, 01h30 - ATUALIZADO EM 25/05/2011, 01h30
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00