Comissão entrega 11 projetos que mudam sistema político e eleitoral — Rádio Senado

Comissão entrega 11 projetos que mudam sistema político e eleitoral

LOC: A COMISSÃO DE REFORMA POLÍTICA ENTREGOU NESTA QUARTA-FEIRA OS ONZE PROJETOS QUE MUDAM PONTOS DOS SISTEMAS POLÍTICO E ELEITORAL. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO PEDIU A APROVAÇÃO DAS PROPOSTAS AINDA NESTE SEMESTRE, E A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA JÁ ANUNCIOU O CALENDÁRIO DE VOTAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN:  

TÉC: Depois de pouco mais de dois meses de trabalho, a Comissão Especial da Reforma Política entregou à Presidência do Senado os onze projetos que tratam das mudanças nos sistemas político e eleitoral. Ao apresentar as 7 Propostas de Emenda à Constituição e os 4 projetos de lei, o presidente da comissão, senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, destacou que o grupo definiu os projetos a partir da análise de mais de 100 propostas que estão em discussão no Senado. (SONORA DORNELLES) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, fez um apelo para que a Comissão de Constituição e Justiça analise prontamente os projetos para que a Reforma Política seja enviada à Câmara dos Deputados até julho. (SONORA SARNEY) Em resposta, o presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, apresentou um calendário de votação dos projetos da Reforma Política. Eunício dividiu as onze propostas por temas, que serão discutidos e votados entre os dias 25 de maio e 6 de julho. (SONORA EUNÍCIO) Pela proposta de Eunício Oliveira, a CCJ poderá realizar sessões extraordinárias para debater e votar os projetos. Entre eles estão o financiamento público de campanha, a candidatura avulsa em que o cidadão pode disputar as eleições sem estar filiado a um partido político e mandato de cinco anos e fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.
18/05/2011, 02h07 - ATUALIZADO EM 18/05/2011, 02h07
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00