Senado deve apoiar candidatura de Graziano para dirigir FAO — Rádio Senado

Senado deve apoiar candidatura de Graziano para dirigir FAO

LOC: O SENADO DEVE APROVAR UMA MOÇÃO DE APOIO À CANDIDATURA DO EX-MINISTRO JOSÉ GRAZIANO PARA O CARGO DE DIRETOR-GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO, A FAO.

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÈ SARNEY, RECEBEU GRAZIANO NESTA QUARTA-FEIRA E DESTACOU QUE O BRASIL TEM EXEMPLOS DE SUCESSO NO COMBATE À POBREZA E À FOME. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

Depois de o Brasil ter vencido a disputa para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, as autoridades do país se mobilizam para garantir a eleição do ex-ministro José Graziano para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. A FAO é responsável por ajudar os países em desenvolvimento a melhorar a produção agrícola para garantir o direito básico de alimentação de todos os cidadãos. José Graziano, que é agrônomo e mestre e doutor em Economia, foi ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome no governo Lula após coordenar a elaboração do Programa Fome Zero. Ele também foi o representante regional da FAO para a América Latina e Caribe. Graziano disse que a candidatura do Brasil conta com o apoio dos países de Língua Portuguesa, da América Latina, da Ásia e da África. Ao afirmar que a escolha do diretor da FAO é uma espécie de Olimpíada, José Graziano ressaltou as experiências do Brasil nos programas de erradicação da pobreza. (José Graziano) Essa é uma outra Olimpíada. São 191 países, 6 candidatos com turnos sucessivos até um deles obter a maioria. Estamos confiantes. O Brasil tem know-how. Se há alguma coisa que o Brasil tem a ensinar é a parte de desenvolvimento agrícola e de combate à fome. Nessa área, nossa ação tem sido impecável. (Repórter) Após receber José Graziano, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, ressaltou que a Casa vai declarar apoio formal à candidatura do ex-ministro. Ele ponderou que o Brasil, apesar de ter lugar de destaque no cenário internacional, não ocupa nenhum cargo de direção nos organismos internacionais, como as Nações Unidas. (José Sarney) Não temos nenhum brasileiro em cargo importante em órgãos das Nações Unidas. Então a candidatura dele para a FAO é fundamental para o País. (Repórter) Segundo dados do governo, em cinco anos o Fome Zero retirou 24 milhões de pessoas da linha da pobreza e reduziu em 25% a subnutrição no País. O Brasil disputa o cargo de diretor-geral da FAO com Espanha, Áustria, Irã, Iraque e Indonésia.
04/05/2011, 04h48 - ATUALIZADO EM 04/05/2011, 04h48
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00