Alvaro preocupa-se com atraso, mas Jucá diz que obras terminam a tempo — Rádio Senado

Alvaro preocupa-se com atraso, mas Jucá diz que obras terminam a tempo

LOC: O LÍDER DO PSDB PROPÕE QUE O GOVERNO DESISTA DE FAZER A COPA DO MUNDO DE 2014 POR CAUSA DO ATRASO NAS OBRAS DOS AEROPORTOS. 

LOC: JÁ O LÍDER DO GOVERNO AFIRMA QUE A NOVA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL VAI POSSIBILITAR QUE OS AEROPORTOS FIQUEM PRONTOS PARA O MUNDIAL. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Dez dos treze aeroportos que estão recebendo investimentos para a Copa de 2014 não estarão prontos até o pontapé inicial. É o que alerta um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Carlos Campos, coordenador do IPEA e um dos autores do documento, alerta que uma obra de grande porte no Brasil tem duração média de sete anos e seis meses, desde a elaboração do projeto até a conclusão. E a pouco mais de três anos do Mundial, várias obras só existem no papel. (CAMPOS) O setor realmente passa realmente por um momento crítico. Eu desconheço um mecanismo que possa acelerar esses investimentos de tal forma que fiquem prontos na data prevista. (REPÓRTER) Depois da divulgação do relatório do IPEA, o líder do PSDB, o senador paranaense Alvaro Dias, foi à tribuna do Senado para alertar que o Brasil corre o risco de dar um vexame de proporções internacionais. Por isso, ele sugeriu que o governo desista de fazer a Copa de 2014. (ALVARO) Se não tem competência para empreender a ponto de evitar um insucesso na realização da Copa do Mundo, que peça desculpas e diga à Fifa que escolha outro país para a sua realização. (REPÓRTER) Mas o líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, diz que estão sendo tomadas todas as providências para garantir que os aeroportos estejam prontos até o Mundial. Uma delas é a recente criação da Secretaria Nacional de Aviação Civil. (JUCÁ) Ele vai agilizar os procedimentos, cobrar providências, ficar em cima da execução das obras. E, portanto, nós deveremos ter agora uma retomada mais forte do ritmo das obras. (REPÓRTER) Segundo o relatório do IPEA, os três aeroportos que devem estar com as obras concluídas até a Copa são: Galeão, no Rio de Janeiro, Curitiba e Recife. Não estariam prontos os aeroportos de Santos Dumont, também no Rio, Confins, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Cuiabá e Natal. 
15/04/2011, 12h51 - ATUALIZADO EM 15/04/2011, 12h51
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00