CRA aprova projeto que cria Estatuto dos Mutuários do Crédito Rural — Rádio Senado

CRA aprova projeto que cria Estatuto dos Mutuários do Crédito Rural

LOC: OS PRODUTORES RURAIS QUE TOMAM EMPRÉSTIMO PODERÃO FICAR MAIS PROTEGIDOS DE EVENTUAIS ABUSOS COMETIDOS PELOS BANCOS. 

LOC: É O QUE PROMETE O ESTATUTO DOS MUTUÁRIOS DO CRÉDITO RURAL, APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: Juros altos, dificuldade em conseguir extrato detalhado, transferência da conta para outro banco sem autorização, obrigação de comprar serviços bancários para obter o dinheiro... Produtores rurais que precisam de um empréstimo reclamam que estão sujeitos a todo tipo de abuso por parte de instituições financeiras. É para tentar coibir essas práticas que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprovou o Estatuto dos Mutuários do Crédito Rural, uma proposta do ex-senador Gilberto Goellner. O senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, recomendou a aprovação, na íntegra, do texto de 18 artigos. E você acha que acabou a lista dos problemas enfrentados pelos agricultores? O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, apresentou o relatório e citou mais um. (CYRO) É a liberação do crédito rural em conta bancária de fornecedores sem a prévia autorização do mutuário. Essa vedação almeja dar maior equilíbrio na relação comercial entre fornecedores de insumos e produtores rurais. (REPÓRTER) O Estatuto dos Mutuários do Crédito Rural também prevê a renegociação da dívida se o agricultor tiver prejuízo na produção por causa de secas ou enchentes. Nesse caso, ele continuaria tendo acesso ao crédito rural para obter outros empréstimos. O projeto segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos. Da Rádio Senado, Adriano Faria.
14/04/2011, 11h45 - ATUALIZADO EM 14/04/2011, 11h45
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00