Audiência pública tentará verificar condições de trabalho nas obras do PAC — Rádio Senado

Audiência pública tentará verificar condições de trabalho nas obras do PAC

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI OUVIR REPRESENTANTES DO GOVERNO, EMPRESAS E TRABALHADORES SOBRE AS DENÚNCIAS DE FALTA DE CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO EM OBRAS DO PAC.
 
LOC: O CANTEIRO DE OBRAS DA USINA HIDRELÉTRICA DE JIRAU, NO RIO MADEIRA, EM RONDÔNIA, FOI PALCO DE UM CONFRONTO QUE DEIXOU UM SALDO DE MAIS DE 30 INSTALAÇÕES DEPREDADAS, 45 ÔNIBUS E 15 VEÍCULOS QUEIMADOS.

TÉC: a audiência pública foi pedida pelos senadores cyro miranda, do PSDB de goiás, e Ana Amélia, do pp do rio grande do sul. Ana Amélia se mostrou perplexa com algumas reportagens sobre as condições de trabalho de quem toca obras do PAC, o programa de aceleração do crescimento, pelo país. (AMÉLIA): de acordo com levantamento de o globo, no dia 21, grandes empreendimentos que somam 105 bilhões de investimentos, foram registradas 40 mortes de operários em acidentes, desde 2008. somente neste ano, 6 perderam a vida em 5 projetos. em 2010 foram 22 mortes. tanto em complexas obras de infraestrutura como hidrelétricas, como as mais simples, incluindo as do programa minha casa minha vida. (REP): o presidente da comissão de assuntos sociais, Jayme campos, senador do democratas de mato grosso, afirmou também que é inadmissível que em pleno século 21 o Brasil permita contratos que não respeitem a dignidade dos trabalhadores. (JAYME): um cidadão que é contratado para os canteiros das usinas, demora 4 meses pra ver sua família. Um presídio! Quando é liberado pra ver a família é 5 dias. Muitos moram distantes 2 mil quilômetros de Rondônia. Quando está chegando no seu município, na sua cidade, ele tem que retornar. o prazo máximo é 24 horas. dois dias pra ir, dois pra vir, então 5 dias são insuficientes. (REP): Jayme campos espera que o senado auxilie na construção de uma saída que permita a continuidade de obras importantes para o Brasil, mas com o respeito ao trabalhador. uma comissão de senadores já visitou, na segunda-feira, as obras da usina de jirau, em Rondônia.
 
LOC: DEVERÃO SER CONVIDADOS PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA O MINISTRO DO TRABALHO, CARLOS LUPI, E REPRESENTANTES DA CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO E DE CENTRAIS SINDICAIS.

LOC: O MINISTÉRIO PÚBLICO E A SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS TAMBÉM SERÃO CHAMADOS A PARTICIPAR DOS DEBATES. O ASSUNTO AINDA SERÁ DISCUTIDO PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO.
06/04/2011, 01h31 - ATUALIZADO EM 06/04/2011, 01h31
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00