Subcomissão vai discutir políticas sociais para dependentes de crack — Rádio Senado

Subcomissão vai discutir políticas sociais para dependentes de crack

LOC: UM CICLO DE DEBATES COM CINCO PAINÉIS VAI COMEÇAR NA PRÓXIMA SEMANA NA SUBCOMISSÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS SOBRE DEPENDENTES QUÍMICOS DE ÁLCOOL, ¿CRACK¿ E OUTRAS DROGAS. 

LOC: A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA, LIGADA À COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, DEFINIU O PLANO DE TRABALHO PARA OS PRÓXIMOS MESES. O OBJETIVO É APRESENTAR SUGESTÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS AO GOVERNO E PROMOVER UMA CONVENÇÃO NACIONAL SOBRE DROGAS. É O QUE INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: Os quatro painéis de debate serão divididos nos seguintes temas: ações sociais e prevenção; segurança pública e legislação; saúde e tratamento; e experiências internacionais. O pedido para o ciclo de debates foi apresentado pela senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que pretende dar ênfase a políticas preventivas e de tratamento para os dependentes de crack e apoio aos familiares. (ANA AMÉLIA) A gente deve apressar esse debate por ser inadiável, por ser urgente, e por agravar cada dia mais, o risco de jovens perderem a vida na mão de traficantes e sobretudo no consumo de droga. As cracolândias hoje já são um cenário comum nas grandes cidades. E lamentavelmente parece chegar essa praga nas cidades de porte médio e pequenas cidades. (REP) O presidente da subcomissão, senador Wellington Dias, do PT do Piauí, destacou a necessidade de se manter o foco para que os trabalhos tenham resultados concretos. (WELLINGTON DIAS) O objetivo de que possamos apresentar ao final uma proposta que possa ser apresentada em qualquer nível de governo como um parâmetro para políticas públicas. qual a idéia? fazer esses painéis como reuniões preparatórias e buscar organizar em parcerias com todos os níveis de governo, uma conferencia nacional...pra que a gente possa nessa conferencia apresentar proposta acabada. (REP) O senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, sugeriu a participação de associações e pessoas que trabalham como voluntárias e que lidam diariamente com o problema da dependência química. E a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, propôs que entidades internacionais sejam convidadas para apresentar projetos desenvolvidos em outros países. Como é uma comissão temporária, os senadores têm até o mês de junho para apresentar uma proposta à Comissão de Assuntos Sociais. De acordo com a última pesquisa do Centro Brasileiro de Informação Sobre Drogas, feita em 2005, mais de 11 milhões de pessoas haviam consumido entorpecentes no Brasil, sem contar álcool e cigarro. 
31/03/2011, 01h40 - ATUALIZADO EM 31/03/2011, 01h40
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00