Eduardo Braga acredita em consenso para aprovação do novo código
LOC: O SENADOR EDUARDO BRAGA, DO PMDB AMAZONENSE, CONSIDERA POSSÍVEL UM CONSENSO ENTRE REPRESENTANTES DO AGRONEGÓCIO E AMBIENTALISTAS PARA A APROVAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL.
LOC: PARA O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO, ACIR GURGACZ, DO PDT DE RONDÔNIA, É IMPORTANTE AGILIZAR A VOTAÇÃO DA MATÉRIA PELO CONGRESSO.
O projeto do novo código florestal ainda não chegou ao Senado, mas já é tema de debates entre os senadores. Na última terça-feira o assunto foi discutido em audiência conjunta de duas comissões da Casa: a de meio ambiente, defesa do consumidor e fiscalização e controle, e a de agricultura e reforma agrária. Entre os pontos mais polêmicos estão a definição do tamanho das áreas de proteção permanente e a anistia aos produtores que tenham desmatado terrenos maiores do que aqueles definidos em lei. O senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, avalia que é possível chegar a um entendimento para aprovar um código florestal que valorize o povo floresta, e ao mesmo tempo promova o desenvolvimento agrícola e a preservação ambiental. (EDUARDO BRAGA) a questão da sustentabilidade, a questão florestal, é acima de tudo uma questão de bom senso e de equilíbrio. Não venceremos as desigualdades regionais, não venceremos as desigualdades entre aquilo que queremos para o agronegócio e aquilo que queremos para o desenvolvimento da floresta e do povo da floresta se não tivermos bom senso e equilíbrio. (Celso) O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, presidente da comissão de agricultura e reforma agrária, considera importante que o Senado se antecipe ao debate sobre o código, como aconteceu na audiência da última terça-feira. (ACIR GURGACZ) as duas comissões, ligadas uma ao meio ambiente, outra ligada mais à agricultura, tanto uma quanto a outra com o mesmo sentimento, de que precisamos produzir e que precisamos cuidar do meio ambiente, nós queremos continuar assim, discutindo dessa forma, para que nós possamos achar um, através do consenso, achar um bom termo para que a gente possa aprovar o código florestal, vindo da Câmara, o mais rápido possível. (Celso) O projeto do novo código florestal brasileiro tem como relator o deputado Aldo Rebelo, do PC do B de São Paulo, e atualmente aguarda votação pela Câmara para só depois ser encaminhado à análise do Senado Federal.