CAS cria subcomissão para debater tratamento a dependentes químicos — Rádio Senado

CAS cria subcomissão para debater tratamento a dependentes químicos

LOC: UMA SUBCOMISSÃO TEMPORARIA LIGADA À COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO VAI DEBATER E BUSCAR SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS ENVOLVENDO DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE DROGAS, EM ESPECIAL CRACK. 

LOC: A CRIAÇÃO DA SUBCOMISSÃO FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA, APÓS REQUERIMENTO APRESENTADO PELOS SENADORES WELLINGTON DIAS E ANA AMÉLIA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: Inicialmente, a subcomissão temporária terá prazo de funcionamento de 90 dias. A idéia é trazer para debate e propor políticas públicas voltas ao problema da dependência química ¿ às drogas em geral e ao crack em particular. O senador Wellington Dias, do PT piauiense, autor do requerimento para criação da subcomissão, destacou que o problema das drogas no país envolve não somente questões de saúde, mas também segurança, educação, prevenção, tratamento e outros setores. (WELLINGTON DIAS) O foco que a gente quer dar é a área da saúde e do desenvolvimento social mas vai ter abrangência com outras áreas do social...o tema que queremos enfocar é o dependente químico, estamos falando de 18 milhões de pessoas... Colocando o enfoque que a comissão precisa dar a esse tema, por isso o cuidado de colocar nessa comissão porque abrange as áreas principais desse tema. (REP) Para a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, co-autora do pedido para criação da subcomissão, é importante dar destaque especial ao crack. Ela define a droga como uma praga ainda mais grave do que outras, em função do desagregamento social e dos problemas que causa para as famílias e também ao fato de o Brasil não oferecer hoje tratamento público adequado para os dependentes químicos. A Comissão de Assuntos Sociais já tem três subcomissões permanentes aprovadas. Elas vão se dedicar, nesta legislatura, à saúde, às necessidades das pessoas com deficiência e a questões trabalhistas e previdenciárias. O presidente da comissão, senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, espera que os trabalhos desses grupos possam ser iniciados já na semana que vem. 
16/03/2011, 01h31 - ATUALIZADO EM 16/03/2011, 01h31
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00