Graziottin cobra da Abin explicações sobre possível criação de estado indígena — Rádio Senado

Graziottin cobra da Abin explicações sobre possível criação de estado indígena

LOC: A SENADORA VANESSA GRAZIOTTIN COBROU EXPLICAÇÕES DA ABIN SOBRE A POSSÍVEL CRIAÇÃO DE UM ESTADO INDÍGENA INDEPENDENTE EM RORAIMA. 

LOC: ELA TAMBÉM QUER SABER DA ABIN SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS E ONGS DE OUTROS PAÍSES NA REGIÃO. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB do Amazonas, cobrou explicações da Agência Brasileira de Inteligência sobre um relatório, vazado para a imprensa no ano passado, que demonstrava preocupações sobre a circulação de funcionários de outros governos e de ONGs de outros países em terras indígenas demarcadas de Roraima, que poderiam resultar em futura contestação à soberania do País. O documento também afirmava que a advogada do Conselho Indígena de Roraima, Joenia Batista, defendia a transformação da reserva Raposa Serra do Sol no primeiro território indígena autônomo do País, o que ela negou por meio de nota oficial. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, elogiou a senadora Vanessa Graziottin pela iniciativa. Ele também acredita que a Abin deve esclarecer o teor destas preocupações para o Senado brasileiro. (MOZARILDO CAVALCANTI) Eu acho esta situação muito grave. Se existe um documento da ABIN, é muito necessário que o Senado examine. Porque afinal de contas isto é um atentado contra a integridade e a soberania do país, propiciando todos os ingredientes para que amanhã se possa reivindicar a criação de uma nação independente. Porque os pré-requisitos estão lá: território definido, um povo com língua própria, com costumes próprios, para garantir portanto amanhã um desmembramento de área. (REP) Segundo dados da Funai, 46% do território de Roraima é ocupado por reservas indígenas. O relatório alertava ainda para a entrada clandestina de armas pela fronteira da Guiana e da Venezuela com o Brasil. O Gabinete de Segurança Institucional declarou que não se pronuncia sobre relatórios produzidos pelo serviço secreto da Abin.
04/03/2011, 01h44 - ATUALIZADO EM 04/03/2011, 01h44
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00