Senadores divergem sobre comissão que deve sabatinar Meirelles — Rádio Senado

Senadores divergem sobre comissão que deve sabatinar Meirelles

LOC: SENADORES TÊM OPINIÕES DIFERENTES SOBRE QUAL COMISSÃO DO SENADO DEVERÁ SABATINAR O INDICADO PARA PRESIDIR A AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA.

LOC: LINDBERGH FARIAS, RELATOR DO PROJETO QUE CRIOU A APO, ACHA QUE A SABATINA DEVE SER NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. E ROBERTO REQUIÃO DEFENDE QUE SEJA NA COMISSÃO PRESIDIDA POR ELE, A DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE.

TÉC: A Autoridade Pública Olímpica, APO, vai coordenar as ações da União, do governo estadual e da Prefeitura para viabilizar os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. A lei que criou a APO, aprovada recentemente pelo Congresso, prevê que o indicado para presidi-la terá que passar por uma sabatina no Senado e ser aprovado pelo Plenário da Casa. A presidente Dilma Rousseff já convidou Henrique Meirelles, que comandou o Banco Central no governo Lula, para estar à frente da Autoridade Pública Olímpica. Mas por qual comissão do Senado Meirelles deverá ser sabatinado? O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro e relator do projeto de criação da APO, é da opinião que deve ser a Comissão de Constituição e Justiça. Para ele, a CCJ é lugar ideal para que sejam discutidas as várias questões ligadas a um acontecimento de tamanha magnitude, como é a Olimpíada. (LINDBERGH) Não é só uma questão ligada ao esporte. Nós vamos ter obras. Nós temos compromissos externos firmados também. Então, se for por essa lógica seriam várias comissões. E nesse caso a Comissão de Constituição é a comissão que pode traduzir essa complexidade de ações que nós vamos ter a partir da composição da Autoridade Pública Olímpica. (REPÓRTER) Mas a Comissão de Educação, Cultura e Esporte vai reivindicar a sabatina de Henrique Meirelles. O presidente da comissão, Roberto Requião, senador do PMDB do Paraná, vê fatores pessoais na ideia de levar Meirelles para a CCJ. (REQUIÃO) Sem nenhuma dúvida a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, que no momento é presidida por mim. [E a ideia de ser a CCJ?] Eu acho que é para fugir da minha comissão, com medo de que eu maltrate o Meirelles. Mas não. Ele será tratado com todo o respeito, com toda a dignidade. Eu não gosto do que o Meirelles faz. Eu até gosto dele. (REPÓRTER) Roberto Requião e Lindbergh Farias concordam num ponto: que a decisão de qual comissão vai sabatinar o indicado para presidir a Autoridade Pública Olímpica seja tomada pela Mesa do Senado. A indicação de Henrique Meirelles para a APO vai ser feita pela presidente Dilma Rousseff por meio de mensagem ao Senado Federal.
03/03/2011, 01h07 - ATUALIZADO EM 03/03/2011, 01h07
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00