CAE cria subcomissão para analisar política fiscal do país — Rádio Senado

CAE cria subcomissão para analisar política fiscal do país

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO ADIOU A ANÁLISE DE PEDIDO DO GOVERNO FEDERAL PARA EMPRÉSTIMO DE DUZENTOS MILHÕES DE DÓLARES PARA INVESTIMENTOS NO BOLSA-FAMÍLIA E REJEITOU AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O BANCO PANAMERICANO. 

LOC: A CAE, ENTRETANTO, DECIDIU CRIAR UMA SUBCOMISSÃO DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS E UM GRUPO DE TRABALHO PARA ANALISAR A POLÍTICA FISCAL DO PAÍS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A Comissão de Assuntos Econômicos votou uma série de requerimentos, como a criação de uma subcomissão de assuntos tributários, de um grupo de trabalho para analisar a política fiscal no país, e convites para ministros explicarem no Senado medidas contra a pobreza, de controle da inflação e de incentivo à economia. Os senadores rejeitaram, entretanto, pedido de audiência pública sobre o banco PanAmericano. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, queria o debate por achar que hoje há mais dúvidas do que certezas em relação ao socorro feito ao banco do empresário e apresentador Sílvio Santos e à parceria com a Caixa Econômica Federal. O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, diz que o Congresso já discutiu o assunto no ano passado, e não acredita existirem fatos novos que justifiquem nova audiência pública. (WELLINGTON) Acho que essa Casa tem hoje um conjunto de informações. Não há na minha opinião, fatos relevantes novos sobre isso. Esse processo tem um conjunto de desdobramentos a partir de iniciativas do próprio senado e câmara e quero acreditar que temos de tratar de temas mais relevantes. (REP) Os senadores da comissão também decidiram adiar análise de pedido do governo federal de empréstimo, junto ao Banco Mundial, de 200 milhões de dólares para aplicação no Bolsa-Família. Segundo Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, o dinheiro será captado a taxas vantajosas. Mas Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, questionou se depois de tanto tempo, o bolsa-família ainda precisaria de recursos externos para se financiar. (DEMÓSTENES) Se esse recurso é para fortalecer o programa, é um programa que já está constituído e forte, inicialmente para tornar o programa o que ele é, se esses recursos não são desnecessários (REP) O empréstimo será colocado em votação na próxima reunião da CAE, após o governo responder aos questionamentos de Demóstenes Torres. 
01/03/2011, 01h19 - ATUALIZADO EM 01/03/2011, 01h19
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00