Comissão aprova diretores do BC e escolhe Delcídio para presidir colegiado — Rádio Senado

Comissão aprova diretores do BC e escolhe Delcídio para presidir colegiado

LOC: OS SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVARAM NESTA TERÇA-FEIRA DOIS NOVOS NOMES PARA A DIRETORIA DO BANCO CENTRAL: ALTAMIR LOPES, PARA A DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO, E SIDNEI CORRÊA MARQUES, PARA A DIRETORIA DE LIQUIDAÇÕES E CONTROLE DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO RURAL.

LOC: A CAE AINDA ELEGEU O SENADOR DELCÍDIO AMARAL, DO PT DE MATO GROSSO DO SUL, PARA PRESIDIR O COLEGIADO PELOS PRÓXIMOS DOIS ANOS.

Além do presidente Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, os senadores também escolheram Lobão Filho, do PMDB do Maranhão, para a vice-presidência da Comissão de assuntos Econômicos. Depois de eleito, Delcídio Amaral iniciou a sabatina de dois indicados para a diretoria do Banco Central. A senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, leu o relatório referente à indicação de Altamir Lopes para a diretoria de administração, e destacou os cargos ocupados por ele na instituição, como o da chefia do Departamento Econômico. Altamir afirmou que se sente orgulhoso de ter participado do processo de estabilização da economia do País. (ALTAMIR): vivenciei a construção da estabilidade econômica do país e a conquista paulatina dos sólidos fundamentos macroeconômicos atuais. Essa experiência me ensinou a importância do banco central do Brasil e o papel do relevo que lhe cabe à defesa da estabilidade econômica, condição indispensável para o crescimento do país. (REP) Já o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, apresentou um relatório sobre Sidnei Corrêa Marques, indicado para a diretoria de Liquidações e Controle de Operações de Crédito Rural. Sidnei também destacou seu vínculo com o Banco Central, e disse que graças à atuação da instituição o Brasil sofreu pouco com a última crise mundial. Mas disse que sempre se pode melhorar. (SIDNEY) Como membro da diretoria colegiada, teria o firme compromisso de levar a bom termo as iniciativas de modernização da lei bancária e dos mecanismos punitivos e restritivos ora em andamento no Bacen, com vistas a tornar o sistema financeiro nacional ainda mais rígido. (REP) os diretores do Banco Central participam do Copom, o Comitê de Política Monetária. A próxima reunião está marcada para os dias um e dois de março. Uma das atribuições do Copom é definir a taxa básica de juros da economia, a Selic. Habitualmente o comitê aumenta a taxa diante da ameaça de inflação, como na última reunião, em que a Selic sofreu um acréscimo de meio ponto percentual. LOC: APÓS A APROVAÇÃO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, AS INDICAÇÕES SERÃO SUBMETIDAS À ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO.
23/02/2011, 04h30 - ATUALIZADO EM 23/02/2011, 04h30
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00