Senador e cientista político têm expectativas diferentes sobre mudanças na legislação — Rádio Senado

Senador e cientista político têm expectativas diferentes sobre mudanças na legislação

LOC: ESTÁ MARCADA PARA AO MEIO-DIA DESTA TERÇA-FEIRA A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DE SENADORES QUE VAI PREPARAR UMA PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA.

  LOC: O CIENTISTA POLÍTICO DAVID FLEISCHER NÃO ACREDITA QUE A INICIATIVA PRODUZIRÁ RESULTADOS CONCRETOS. JÁ O SENADOR JORGE VIANA ESTÁ CONFIANTE DE QUE DESTA VEZ A REFORMA POLÍTICA SAI. 

TÉC: Doze senadores terão a partir desta terça-feira a tarefa de preparar, em 45 dias, um projeto de reforma política para o País. Tendo como presidente o senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, a comissão da reforma política deve debater temas como fim do sistema proporcional na eleição de deputados e vereadores, escolha de suplentes de senadores e financiamento de campanhas eleitorais. Mas o cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília, não acredita em mudanças profundas no sistema político. O professor explica porque, para ele, é difícil senadores e deputados mexerem nas regras atuais. (FLEISCHER) Eu não sou muito otimista porque em 2007 e 2009 a Câmara dos Deputados derrotou todas as propostas de reforma política. Aprovou zero, nada. Por quê? Porque os deputados foram olhar as propostas de reforma em termos de que se ¿isso vai me ajudar na minha reeleição, na próxima eleição¿. A conclusão era de que não, ¿não vai me ajudar¿. Então derrotaram, né? (REPÓRTER) Escolhido para fazer parte da comissão da reforma política, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, tem outra visão: o instinto de sobrevivência do Congresso vai mover os parlamentares a aprovar mudanças significativas. (VIANA) Se nós não quisermos ficar muito mais desacreditados ainda perante a população, nós temos que fazer algo. Ela quer uma reforma política para ver se a gente se livra dos maus políticos. E acho que a reforma política não saiu até hoje por conta dos maus políticos. Mas tem muita gente que assumiu na Câmara e no Senado que quer promover uma mudança, especialmente que a gente resgate a confiança da população no sistema político, que é a base da democracia. (REPÓRTER) A comissão da reforma política vai ser instalada pelo presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá. A cerimônia vai ter a presença do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que preside a comissão de juristas encarregada de propor mudanças no Código Eleitoral.
21/02/2011, 12h29 - ATUALIZADO EM 21/02/2011, 12h29
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00