Por 71 votos a favor senadores elegem titulares
LOC: POR 71 VOTOS A FAVOR, QUATRO CONTRÁRIOS E UMA ABSTENÇÃO OS SENADORES ELEGERAM NESTA TERÇA-FEIRA, EM CHAPA ÚNICA, OS TITULARES DA MESA DIRETORA.
LOC: NO INÍCIO DA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA A SESSÃO DE VOTAÇÕES DEVE SER RETOMADA, PARA A ELEIÇÃO DOS SUPLENTES DAS SECRETARIAS DA MESA.
A senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, terá a incumbência de substituir o presidente da Casa, José Sarney, do PMDB do Amapá, na condução das sessões plenárias quando ele estiver ausente ou impedido. Isso, porque ela foi eleita a primeira vice-presidente do Senado Federal. Quando ela não puder, a tarefa caberá ao senador Wilson Santiago, do PMDB da Paraíba, eleito segundo-vice-presidente. Já a definição dos assuntos administrativos internos, como a organização dos departamentos e seções que compõem o Senado Federal, caberá ao senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba. O primeiro secretário também é quem tem a incumbência de ler em plenário os pareceres, relatórios e mensagens. Já a redação e assinatura das atas das sessões é um encargo que caberá ao senador João Ribeiro, do PR do Tocantins. Ele ficou com o cargo por cessão do Partido dos Trabalhadores, mas a posição também foi disputada, por quase dez minutos, pelo PTB. O senador João Ribeiro explicou porque o cargo foi considerado importante pelo PR. (JRibeiro) Aquilo que é justo, tem que ser feito aquilo que é justo. Se o acordo dentro da proporcionalidade caberia ao PT essa indicação e ele cedeu para o PR, tem que ser o PR que faz a indicação. Independente de ser bom ou não, de ser melhor ou não, acho que as secretarias são todas iguais, a estrutura é a mesma, todas têm importância e participar da Mesa do Congresso é importante para o nosso partido. (Rogério) Para a terceira secretaria foi eleito o indicado do PTB, o senador João Vicente Claudino, do Piauí. A ele caberá, entre outras coisas, a administração dos imóveis funcionais do Senado Federal. O quarto secretário, por cessão do PMDB, a quem cabia a escolha, é o senador Cyro Nogueira do PP do Piauí. A eleição dos suplentes destas quatro secretárias ficou para esta quarta-feira, como explica o presidente da casa, senador José Sarney. (Sarney) É, porque não há ainda acordo com as lideranças. Eles ainda não... Se viu no plenário, eles não acordaram ainda sobre. Então nós podemos prosseguir na manhã e tá no regimento essa previsão. (Rogério) A eleição dos suplentes em separado é uma das previsões do artigo 60 do Regimento Interno do Senado Federal. A reunião para eleição destes suplentes foi marcada para começar à uma hora da tarde.