Governo vai discutir reajuste do mínimo com sindicalistas na quarta — Rádio Senado

Governo vai discutir reajuste do mínimo com sindicalistas na quarta

LOC: O GOVERNO RECEBE SINDICALISTAS NA QUARTA-FEIRA PARA DISCUTIR O REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO E DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: MAS SENADORES NÃO DEVEM ACEITAR PROPOSTA DE MANTER O PISO SALARIAL EM QUINHENTOS E QUARENTA E CINCO REAIS EM TROCA DA CORREÇÃO DA FAIXA DE DESCONTO DO IMPOSTO.  

TÉC: Na tentativa de antecipar um acordo para a votação do salário mínimo no Congresso Nacional em março, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, convocou as centrais sindicais para uma reunião. Ele tentará convencer os representantes dos trabalhadores a aceitar apenas o aumento de 35 reais para o mínimo, o que equivale às perdas da inflação do ano passado. Os sindicalistas, no entanto, brigam por um mínimo de 580, defendendo a antecipação do pagamento da taxa de crescimento de 2010, uma vez que a de 2009 foi negativa em função da crise financeira mundial. A equipe econômica já vetou, no entanto, qualquer piso salarial que não seja o de 545 reais previsto no Orçamento. E para contar com o apoio dos sindicalistas, o governo federal deverá usar a correção da tabela do Imposto de Renda, em 6,46%. Mas o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, avisou que o seu partido não vai assinar esse acordo. (Álvaro Dias) São assuntos diferentes. E o governo quer se aproveitar desta situação oferecendo com uma mão e tirando com a outra. O salário mínimo é uma questão emblemática. Defendemos a tese de que o governo tem condições de oferecer um salário mínimo maior desde que o governo faça uma reforma administrativa e reduza as despesas correntes. (REP) O líder do PDT, senador Acir Gurgacz, de Rondônia, acredita em um entendimento. Mas adiantou que a bancada vai defender um salário mínimo maior que o proposto pela equipe econômica. (Acyr) Vamos tentar elevar o salário mínimo naquilo que pudermos. O ponto forte desta questão é aumentar o salário mínimo mesmo. Vamos trabalhar para chegarmos a um bom termo. Vamos conversar. Ninguém quer ir para o confronto. (REP) Alguns partidos aliados ainda pressionam a equipe econômica para que seja maior o reajuste dos aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo. O governo concedeu apenas a correção da inflação, enquanto os sindicalistas querem um aumento de 10% para os inativos.
24/01/2011, 00h20 - ATUALIZADO EM 24/01/2011, 00h20
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00