Delcídio quer discutir medidas de prevenção com especialistas — Rádio Senado

Delcídio quer discutir medidas de prevenção com especialistas

LOC: O SENADOR DELCÍDIO AMARAL VAI CONVIDAR ESPECIALISTAS E AUTORIDADES PARA DISCUTIR MEDIDAS QUE EVITEM AS TRAGÉDIAS PROVOCADAS PELAS CHUVAS.

LOC: O PARLAMENTAR PETISTA, QUE É ENGENHEIRO, DEFENDE UMA LEI DE OCUPAÇÃO DO SOLO E INVESTIMENTOS EM OBRAS DE DRENAGEM E CONTENÇÃO DE ENCOSTAS.

TÉC: Logo no início dos trabalhos legislativos em fevereiro, o senador Delcídio Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, vai apresentar uma série de requerimentos para ouvir especialistas e autoridades públicas sobre as tragédias provocadas pelas enchentes. Segundo ele, serão convidados geólogos, engenheiros, entre outros técnicos, além dos prefeitos das cidades atingidas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Delcídio Amaral, que é engenheiro, defende uma política de ocupação do solo. Para ele, não é mais possível que áreas de risco sejam habitadas com a autorização dos prefeitos. (ENTREVISTADO): Você tem que criar uma legislação rigorosa até para também não só responsabilizar, mas dar para as prefeituras e estados os instrumentos necessários no sentido de fazer valer essa ocupação racional do solo. Porque se não isso não tem fim. (REP) Delcídio Amaral ressaltou, no entanto, que não adianta apenas o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre a ocupação do solo. No entendimento dele, os governos federal, estaduais e municipais devem reservar recursos no orçamento para bancar programas de habitação. O senador lembrou que as áreas mais comumente castigadas já são conhecidas. (ENTREVISTADO) Não é só uma legislação. Você tem que investir porque hoje você tem fatos consumados em várias cidades que você de alguma maneira tem que atuar, tem que agir. Porque algumas coisas você não consegue voltar para trás mais. Você tem que investir em obras de infraestrutura urbana para fazer frente a eventuais problemas que possam surgir no futuro. (REP) A Comissão Representativa do Congresso Nacional, composta por deputados e senadores de ¿plantão¿ no recesso parlamentar, vai se reunir para discutir ajuda emergencial para os municípios atingidos pelas chuvas no Rio de Janeiro.
17/01/2011, 11h49 - ATUALIZADO EM 17/01/2011, 11h49
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00