Equipe econômica deve apresentar cortes nos próximo dias — Rádio Senado

Equipe econômica deve apresentar cortes nos próximo dias

LOC: A EQUIPE ECONÔMICA DEVE APRESENTAR NOS PRÓXIMOS DIAS O VALOR DOS CORTES NO ORÇAMENTO DE 2011 PARA A PROPOSTA SER ENCAMINHADA À SANÇÃO PRESIDENCIAL.

LOC: SENADORES DO GOVERNO E DA OPOSIÇÃO ELOGIAM DECISÃO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA DE ESPERAR CADA PASTA DEFINIR AS PRIORIDADES ANTES DO CONTINGENCIAMENTO. 

TÉC: Os novos ministros correm contra o tempo para que a equipe econômica possa anunciar nos próximos dias o corte da proposta com a arrecadação e os gastos do governo federal deste ano. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não adiantou o valor a ser contingenciado. Mas para garantir o superávit primário, ou seja, os recursos da poupança destinada ao pagamento dos juros da dívida, e ainda reduzir as despesas da União num ano de austeridade fiscal, a estimativa é de um corte de R$ 40 bilhões. No ano passado, a "tesourada" somou R$ 30 bilhões. Ao contrário dos últimos anos, desta vez, a equipe econômica concedeu autonomia para que cada Ministério decida quais programas ou despesas podem perder recursos. A prioridade é diminuir no custeio, ou seja, despesas com viagens de servidores e compra de materiais. O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, integrante da Comissão Mista de Orçamento, elogiou o fato de os cortes do Orçamento deste ano não serem lineares, ou seja, por decisão unilateral da equipe econômica. (Flexa): Isso é uma condição inicial de melhoria de gestão. Você fazer corte linear e indiscriminado não tem lógica. Você tem que fazer cortes qualificando os gastos. Esses são necessários. Eles terão de ser feitos onde há desperdício.¿ (REP): O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, destacou que a nova lógica dos cortes vai poupar programas importantes de cada um dos Ministérios. E espera que nenhum na área social seja prejudicado pelo contigenciamento. (Paim): ¿Espero que as medidas tomadas não tenham impacto na área social, nas políticas de emprego e nas obras do PAC, que estão bombando o país. O ministro tem lá suas preocupações, eu até entendo. Mas não gostaríamos de ver que estas medidas tenham impacto na área social, na distribuição de renda e na melhoria de vida do povo.¿ (REP): Os investimentos na área de infraestrutura deverão ser poupados dos cortes, mas as obras que ainda não saíram do papel serão adiadas. Com o contigenciamento do Orçamento de 2011, a presidente Dilma Rousseff espera sinalizar para o mercado financeiro a determinação do governo federal de evitar a gastança para não pressionar a disparada da inflação.
10/01/2011, 10h03 - ATUALIZADO EM 10/01/2011, 10h03
Duração de áudio: 02:34
Ao vivo
00:0000:00