Senado está de luto por três dias pela morte do senador Eliseu Resende — Rádio Senado

Senado está de luto por três dias pela morte do senador Eliseu Resende

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, DECRETOU LUTO POR TRÊS DIAS PELA MORTE DO SENADOR ELISEU RESENDE, DO DEMOCRATAS DE MINAS GERAIS.

LOC: OS PARLAMENTARES DESTACARAM A COMPETÊNCIA E O ESPÍRITO PÚBLICO E ELOGIARAM A TRAJETÓRIA DO POLÍTICO MINEIRO, QUE MORREU NESTE DOMINGO.

O presidente do Senado Federal, José Sarney, lamentou profundamente a morte do senador mineiro Eliseu Resende, que considerava um grande amigo e um brasileiro exemplar. Para Sarney, Eliseu Resende era um homem visionário e dinâmico que desempenhou importantes funções em sua vida pública, como ministro dos Transportes e da Fazenda, deputado e senador. (Sarney) Era uma figura respeitável, respeitada e ao mesmo tempo culta que colocou sua experiência a serviço dos projetos em tramitação na nossa casa. E sobretudo também a presença dele no Brasil como um homem realizador. Foi ele que construiu a ponte Rio-Niterói, da Rio Bahia, que participou de todos os programas rodoviários brasileiros. Portanto é um homem público que tem uma bagagem e que a gente pode lamentar a perda que ele representa para o Senado e para o Brasil. (Cardim) Os senadores de diversos partidos e estados destacaram a competência, integridade e o espírito público de Eliseu Resende. Os políticos de Minas Gerais prestaram homenagens e o governador do Estado, Antônio Anastásia, decretou luto oficial por três dias. Os senadores eleitos Itamar Franco, do PPS, e Aécio Neves, do PSDB, lembraram que Resende sempre trabalhou em defesa dos interesses de Minas e pelo desenvolvimento do Brasil. Os senadores mineiros Hélio Costa, do PMDB, e Eduardo Azeredo, do PSDB, disseram que Eliseu Resende sempre foi muito atuante, especialmente na área de transportes e deixou grandes realizações. Azeredo destacou que ele era uma referência nas discussões sobre infraestrutura e economia. (Azeredo) Ele era uma referência nas questões ligadas a infraestrutura. Toda vez que eu queria discutir sobre o metrô de Belo Horizonte buscava com ele novas informações, os argumentos. Toda vez que nós discutíamos, por exemplo, questões referentes ao Petróleo, essas dúvidas sobre o pré-sal, sistema de partilha ou de concessão, foi a Eliseu que nós recorremos, e mesmo nas questões financeiras ele sempre ouvido por todos. (Cardim) Os senadores José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, Hélio Costa e Eduardo Azeredo vão representar o Senado no enterro marcado para esta terça-feira, na cidade de Oliveiras, em Minas Gerais.
03/01/2011, 00h48 - ATUALIZADO EM 03/01/2011, 00h48
Duração de áudio: 02:46
Ao vivo
00:0000:00