Brasil fica em 54º em avaliação internacional de estudantes
LOC: AS SENADORAS MARISA SERRANO E FÁTIMA CLEIDE DEFENDERAM MAIS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO.
LOC: ELAS COMENTARAM O QUINQUAGÉSIMO QUARTO LUGAR OCUPADO PELO BRASIL NO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES, CONHECIDO COMO PISA.
LOC: A EDUCAÇÃO DE SESSENTA E CINCO PAÍSES FOI AVALIADA PELA ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, A OCDE.
Apesar de ter ficado na posição cinquenta e quatro entre sessenta e cinco países participantes, o Brasil está entre as três Nações que alcançaram a maior evolução nos últimos dez anos. A prova, aplicada pela OCDE, testa os conhecimentos de alunos de quinze anos em leitura, ciências e matemática. A má noticia é que cresceu a diferença entre escolas públicas e privadas do País nos últimos três anos, período em que é realizada a avaliação. Em 2006 a diferença entre as redes pública e privada era de 109 pontos e hoje é de 121. Para a senadora Marisa Serrano, do PSDB de Mato Grosso do Sul, as diferenças na educação entre os alunos das duas redes e entre as regiões do Brasil precisam ser reduzidas. Para ela, investir na educação tem que ser uma prioridade nacional. (Marisa Serrano) - A continuarmos com essa progressão vamos demorar muito para ter um país com uma educação de qualidade e eu acredito que a queda da desigualdade de renda e a continuidade de crescimento no aqui no Brasil vai depender desse ensino melhor então temos que nos concentrar e ver que os estados do nordeste estão absolutamente fora de todos os parâmetros que a educação, uma boa educação pode pretender. então investir na educação tem que ser prioridade nacional. (Patrícia) ¿ . Numa escala de zero a seis o Brasil ficou com média dois em leitura, um em ciências e um em matemática. Para a senadora Fátima Cleide, do PT de Rondônia, que é presidente da comissão de educação, ainda há muito a ser feito. (Fátima Cleide) - Nós demos uma melhorada, o que significa dizer que as políticas públicas que estão sendo direcionadas estão tendo um resultado positivo porém temos muito a fazer. Melhoramos na infraestrutura das escolas, melhoramos o transporte escolar porém precisamos melhorar a valorização profissional dos nossos trabalhadores em educação porque sem isso nós não temos incentivo a formação continuada e não temos também um resultado satisfatório na qualidade da educação oferecida. (Patrícia) ¿ A região de Xangai, na China, ficou em primeiro lugar no ranking da avaliação internacional de Estudantes o que, segundo o relatório da OCDE significa que Nações pobres não são incompatíveis com sistemas educacionais de qualidade. Os países da América Latina ocupam os últimos vinte lugares no ranking. O Brasil está à frente da Colômbia, Argentina, Panamá e Peru. O Chile foi o melhor classificado entre os Países vizinhos.