Senado abre a VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência — Rádio Senado

Senado abre a VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

LOC: O SENADO ABRIU HOJE A SEXTA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, QUE TEM COMO SLOGAN NESTE ANO ¿ACESSIBILIDADE ESTÁ NA MODA¿. 

LOC: O EVENTO VAI ATÉ O DIA 9 DE DEZEMBRO E PROMOVE O DEBATE SOBRE A ACESSIBILIDADE, A INCLUSÃO E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 

LOC: A SENADORA MARISA SERRANO, DO PSDB DO MATO GROSSO DO SUL, ALERTOU QUE A DEFICIÊNCIA NÃO INCAPACITA A PESSOA PARA AS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA. 

Para Marisa Serrano, a associação da deficiência com incapacidade é falsa, mas muito nítida no ambiente de trabalho. Ela citou que várias empresas não estão preparadas e adaptadas para contratar pessoas com deficiência. E essa situação gera o que Marisa Serrano classificou de ocupações não ocupáveis por essas pessoas. Por isso, a senadora defendeu a adaptação de espaços para aumentar a mobilidade dos deficientes e garantir a eles a possibilidade de mostrarem a sua capacidade para o trabalho. (Marisa) "Deficiente não pode mais ser pensado como um incapaz nem como um coitado que deve ser protegido no sentido de como se protege uma criança. Trata-se, sempre, de um cidadão - ou cidadã - que apenas tem meios um pouco diferentes de desempenho do trabalho e exercício da cidadania." (Repórter) Já o senador Papaléo Paes, do PSDB do Amapá, destacou que a semana de valorização é apenas uma das contribuições do senado para a inclusão das pessoas com deficiência. Papaléo citou outras ações, como a adaptação do prédio para facilitar a locomoção, o lançamento de obras em Braille, a aprovação de projetos de lei em benefício das pessoas com deficiência, além de mais de 20 propostas em análise no Congresso Nacional. (Papaléo) "Elas querem um mundo em que suas necessidades sejam contempladas e respeitadas; um mundo em que elas possam se locomover, se comunicar, se divertir e se desenvolver física e intelectualmente sem correr riscos e sem necessitar da ajuda de outras pessoas para os atos mais simples do cotidiano." (Repórter) Também falaram na abertura da sexta semana de valorização da pessoa com deficiência os senadores por Roraima, Mozarildo Cavalcanti, do PTB, e Augusto Botelho; e a senadora Lúcia Vânia, do PSDB goiano.
07/12/2010, 04h02 - ATUALIZADO EM 07/12/2010, 04h02
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00