Aprovação do Cadastro Positivo vai beneficiar consumidor, diz Sarney
LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, COMEMOROU A APROVAÇÃO DO CADASTRO POSITIVO NOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO, QUE ACREDITA QUE VAI BENEFICIAR OS CONSUMIDORES.
LOC: E O MINISTRO DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, ALEXANDRE PADILHA, ELOGIOU O CONGRESSO NACIONAL PELA VOTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERESSE DO PAÍS.
Durante reunião de balanço dos oito anos do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, elogiou a atuação do Congresso Nacional na aprovação de projetos de interesse do País. Ele ressaltou a aprovação pelo Senado do projeto de lei que cria o Cadastro Positivo nos sistemas de proteção ao crédito. Pela proposta, os consumidores que mantêm suas contas em dia terão tratamento diferenciado quando solicitarem empréstimos, já que poderão ter taxas de juros menores. O Cadastro Positivo é uma espécie de Serasa com o nome dos bons pagadores. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, afirmou que o projeto aprovado vai beneficiar principalmente os consumidores de baixa renda. (Sarney)O Cadastro Positivo tinha resistências e ficou três anos aqui sem votar. Ontem aprovamos. Acho que é algo importante para o povo brasileiro porque grande parte cumpre seus deveres. Isso diminui o spread dos juros. Ao mesmo tempo vai diminuir os juros para as compras feitas pelos mais necessitados. Repórter: O projeto de lei do Cadastro Positivo vai agora à sanção. Mas para entrar em vigor, a lista dos bons pagadores ainda vai precisar de uma medida provisória, que vai definir quem vai ser responsável pela lista dos bons pagadores: um novo órgão, nos moldes do Serasa, ou as próprias instituições financeiras.